TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lousas digitais: inovação e tecnologia no ensino

Por:   •  4/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

Lousas digitais: inovação e tecnologia no ensino

Lousas digitais ou Quadro interativo, o uso as novas ferramentas de ensino em sala de aula.

Nome – Patricia Stefani De Castro

Polo - 1775798

[pic 1]

        As novas tecnologias têm causado uma grande mudança na forma como professores e alunos aprendem e ensinam e já podem ser entendidas como uma ferramenta de auxilio ao processo de ensino/aprendizagem conferindo mais interação e dinamismo em sala de aula. Se antes o professor precisava de inúmeros recursos para deixar a aula mais interessante ( como cartazes nem sempre reutilizáveis, gravuras, maquetes, radio, televisão, etc.) hoje com apenas  um recurso é possível ter acesso a tudo isso e muito mais.

        As últimas invenções tecnológicas ( tablets, smartphones, notebooks,etc.) permitem que o individuo tenha acesso as informações e contextos tanto próximos quanto distantes de sua realidade e isso processo educativo, pode servir como elemento de aprendizagem agregando conhecimentos até então inacessíveis ou muito distantes da realidade do aluno. Portanto a internet pode ser utilizada como uma ferramenta de auxilio na aquisição da leitura e da escrita, ferramenta esta que a escola e o professor devem introduzir na vida escolar do aluno considerando que a mesma faz parte do cotidiano dos de estudantes e professores, desta forma cabe então ao educador democratizar e orientar os alunos no uso da internet de modo a conduzi-los ao processo de construção do conhecimento, acompanhando e sugerindo atividades que possam colaborar para solucionar dúvidas e instigar descobertas.

        Notamos não somente um aumento do numero de pessoas que tem acesso não somente a internet mas também de aparelhos tecnológicos como  computadores, tabletes, notebooks, smartphones. Esses materiais que há poucos anos eram raridade hoje auxiliam na disseminação de conhecimento, pois facilitam a troca de informações em qualquer lugar e a qualquer momento, o uso destas inovações é uma pratica que vem sendo implementada nas escolas e universidades ao redor do mundo e tem mostrado resultados bastante satisfatórios.

        A Lousa Interativa é um exemplo de tecnologia que pode ser utilizada no plano de aula para reforçar os conteúdos curriculares transmitidos em sala, conferindo mais dinamismo para o processo de ensino e aprendizagem. Sua história teve inicio há 22 anos, quando os primeiros protótipos foram criados com a possibilitando o controle de todas as atividades apenas com o toque de uma caneta ou dos dedos na tela. Os quadros interativos ja estão sendo usados em muitas escolas como substitutos dos tradicionais quadros proporcionando aos alunos meios de expor material digital no computador (software educativo, sites, etc.). O Quadro Interativo ( ou Lousa digital)  também proporciona aos estudantes a possibilidade de resolver tarefas e problemas de matemática no quadro, demonstrando assim o seu conhecimento numa matéria específica, e permitindo ao professor salvar informações relevantes referentes as aulas e ao desempenho dos alunos. Esse recurso vêm revolucionando as salas de aula: é um computador, mas com uma tela de proporções grandes, dependendo do fabricante,  geralmente em torno de 75 a 100 polegadas. Por ser um versátil e de fácil manuseio, ela oferece uma série de benéficos tanto para os professores como para os alunos é possível preparar apresentações em programas comuns de computador, como Power point, assistir vídeos, fazer jogos e outras atividades interativas com os alunos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com