TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSTUIÇÃO DE ENSINO CONCEDENE

Por:   •  13/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.058 Palavras (9 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

SUMÁRIO[pic 2]

1.        A INSTUIÇÃO DE ENSINO CONCEDENE.        3

3.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

3. OBJETIVOS        7

4. METODOLOGIA        7

REFERÊNCIAS        9

  1. A INSTUIÇÃO DE ENSINO CONCEDENE.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Brasil Tropical esta localiza na zona rural em Itupiranga, Distrito de Cajazeiras. Foi inaugurada em Setembro do ano de 1998 pelo então governador do Estado do Pará, excelentíssimo Senhor Almir Gabriel, juntamente com o então gestor do Município de Itupiranga, Excelentíssimo Senhor Prefeito Benjamim Tasca.

Situada na Avenida Ipixuna s/nº no Distrito de Cajazeiras Município de Itupiranga no Estado do Pará, tem terreno próprio, é independente, pois, abrange escolas da Zona Rural anexas.

Segundo (Barros, 2011, apud, Souza, 1972), a instituição de ensino ganhou este nome por receber comentários da população como “Olha gente, isso não é o verdadeiro Brasil Tropical!”, pois quando construída a escola ganhou outro padrão diferentes dos que a comunidade já tinha visto.

A Escola ainda não possui o PPP (Projeto Político Pedagógico) mas, se encontra em processo de construção, mesmo, porque os órgãos educacionais do Estado tem urgência em regularizar a situação dessa e as demais escolas que estão na mesma posição.

Devido à escola não ser regularizada, ela oferece apenas o ensino fundamental de 5ª a 8ª série, pois a mesma não tem autonomia de expedir documentos referentes ao Ensino Médio, no entanto na instituição é oferecido o ensino do 2º grau que funciona através do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) que, de início era feita no Município de Marabá na Escola Estadual de 1º e 2º grau “Plínio Pinheiro”, cidade localizada a 66 quilômetros de distância do Distrito de Cajazeiras. Atualmente a documentação dos alunos do Ensino Médio é realizada na cidade de Itupiranga, na Escola Estadual “Albertina Barreiros”.

A instituição encontra-se em condições boas para serem ministradas as aulas e oferecer ao pequeno distrito de Cajazeiras um bom ensino. A escola possui Conselho Escolar, os membros são:

Presidente – Edmilson Costa Nunes;

Secretária – Ivonete da Costa Gomes;

Tesoureira – Marilda Formachari de Oliveira;

Representante dos Pais – Claudia Helena Barros;

Representante dos Alunos – Irene Pereira da Silva;

Representante da Comunidade – José Orione de Almeida Costa.

A escola recebe recursos do PDDE (Programa de Dinheiro Direto na Escola). Porém, não recebe recursos especificamente direcionados a Educação do Campo, de nenhuma esfera do poder público.

A referida instituição encontra-se como uma estrutura física bem simples possui uma secretaria, diretoria, sala de professores, cozinha, refeitório, dez salas de aula, banheiros feminino e masculino, uma quadra de esporte desativa por está em péssimas condições para o uso, sala de leitura, deposito e uma grande área de uso exclusivo para os alunos.

A Escola “Brasil Tropical” por alguns tempos vem enfrentando sérios problemas com relação ao quadro de funcionários, pois, escriturários, vigias, serventes, merendeiras, coordenadores, orientadores, supervisores, professores, estão em falta e os que têm não são suficientes para atender a demanda de alunos e, tem que se desdobrarem para atender as necessidades da escola.

Esse problema ocorre devido ao descaso por parte das autoridades competentes, principalmente do governo do estado que é o responsável pela instituição de ensino que direciona a educação da Escola “Brasil Tropical” Distrito de Cajazeiras.

  1. O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

No meio educacional, encontramos uma realidade diferente de todas que normalmente impossibilita os educadores no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa.

A instituição concedente da prática oferece o ensino fundamental, onde o professor Edimilson Costa Nunes é o instrutor do 8 e 9 ano do fundamental maior e também morador do distrito em que se localiza a instituição de ensino trabalhando dois dias por semana, ministrando assim três aulas em cada turma  , a prática deste estagio foi concedido pelo professor já mencionado que ministra o ensino de Língua Portuguesa e literatura no ensino médio .

Segundo o profissional ao ser entrevistado a respeito de como era realizado o processo de ensino aprendizagem , ele afirma que à sim uma boa aprendizagem, mas que esse tipo é de forma lenta e constante sem muito acumulo de conteúdo, pois a um cronograma a ser cumprido e se faz necessário passar determinados conteúdo mesmo que alguns alunos não alcancem os restados esperados.

Tratando a respeito dos conteúdos abordados como eles eram selecionados, o entrevistado nos falou que usa os livros didáticos no máximo do possível para enfatizar as relações a leitura e escrita na sua prática de ensino.

A metodologia trabalhada no ensino da disciplina da Língua Portuguesa é através de leitura e explicação de alguns temas abordados usando o livro didático e utilizando o trabalho de pesquisa e de textos escritos no quadro.

  As avaliações segundo o profissional entrevistado é realizada avaliando a participação dos alunos em sala de aula, através  de atividades e trabalhos de pesquisas fora da sala, por frequência, entre outras.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O ensino da Língua Portuguesa é a arte que manifesta através de palavras (oral ou escrita), o texto de forma literária pode apresentar-se quanto á forma em prosa ou verso. Quanto ao conteúdo e estrutura, em gêneros: líricos, dramático e épico.

        O educando através de apresentações de texto atrativos administrados pelo professor pode fazer grande diferencia durante o cotidiano da aprendizagem  do mesmo, através de diferentes gêneros literários, podem favorecer uma boa aprendizagem pois alguns gêneros podem ter uma função emotiva, a expressão do “eu”, das emoções, e dos sentimentos, fazem assim com que o aluno tenha um conhecimento de um gênero o lírico e mostrar diferentes comportamentos através da leitura e escrita.

Por isso, vários temas como o lírico podem contribuir para um bom ensino-aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (186.6 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com