TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTOLERANCIA RELIGIOSA

Por:   •  2/7/2021  •  Resenha  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

Intolerância religiosa- Religião direito de Todos

No Brasil há  uma vasta inumerabilidade de culturas dessa forma gera várias religiões muito diversificadas e caracteriza-se pelo sincretismo. A constituição federal de 1988 – normas de maior poder hierárquico no sistema jurídico brasileiro- assegura a todos a liberdade de crença, sendo o Brasil um Estado laico. A intolerância religiosa é um termo usado para definir a incapacidade das pessoas a aceitarem a religião ou crença de outros indivíduos.  Situações de frequentes casos, das quais ainda existem pessoas que não experimentam este direito na prática. 

Desse modo a intolerância religiosa não vem dos dias atuais, o próprio contexto histórico brasileiro influencia nessa questão sendo uma herança dada na colonização portuguesa após que procurou catequizar os negros africanos à religião católica europeia, como consequência houve conflitos culturais, a supremacia da doutrina europeia frente à  crenças africanas foram repreendidas e marginalizadas, as religiões africanas para se mante-se vivas necessitaram adotar aparência cristã, conhecido hoje como sincretismo.

Além do mais, é de suma importância frisar que a intolerância religiosa é um ato que na maioria das vezes e de crime de ódio, já que não é só expressar aborrecimento ou crítica acerca da crença, mas sim a tentativa de  exigir em forma de agressão a um indivíduo que compartilhe do mesmo pensamento. Essa atitude de descriminação com o próximo, para a quem e reprimido gera não só lesões físicas, mas também traumas psicológicos, um exemplo de um caso que chamou atenção no Rio de Janeiro (RJ) em 2018, uma jovem de 15 anos, candomblecista que foi alvo de ofensas e ferida com pedradas com o seguinte ato de provocação “gorda macumbeira” e “macumbeiro têm que morrer”, por parte dos intolerantes. Ao ouvir a jovem diz que preferia se matar do continuar passando por essa situação novamente, porque não estava aguentando mais, os agressores se esgueiravam, e não havendo nem um  tipo de punição,  tudo isso vai contra a Constituição Federal, que termina possibilitando que este tipo de caso continue acontecendo.

No combater a intolerância religiosa é preciso que órgãos especializados, em colaboração com as delegacias de denuncias, começam a agir conforme a lei prevê que apurem e puna esses atacantes de forma correta, segundo o Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos essa medita esta em vigor e podemos ver os resultados, apesar do aumento no numero de casos, á também um aumento de 56% no Brasil em 2019 o número de denuncias de violação dos direitos. Outro meio com apoio do Ministério da Cidadania promovendo seminários e palestras expondo a importância do respeito à diversidade religiosa no Brasil. Juntamente com a secretaria de segurança publica de delegação voltada à investigação  de crimes que envolva discriminação religiosa, deste modo reforçando o combate a esse preconceito, no final apenas, a unificação da sociedade com o Estado que é possível contestar a intolerância, um mal que intimida nossos direitos. Denuncie

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com