TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Latim

Pesquisas Acadêmicas: A Importancia Do Latim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  1.505 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LETRAS

MARIA GISÉLIA RAMALHO

PRODUÇÃO TEXTUAL

PRODUÇÃO TEXTUAL-SEMESTRE 1- DP INDIVIDUAL II

Araçuaí

2014

MARIA GISÉLIA RAMALHO

PRODUÇÃO TEXTUAL

PRODUÇÃO TEXTUAL-SEMESTRE 1- DP INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso (Letras) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Métodos e Técnicas de Pesquisa, Leitura e Produção de Texto em Língua Portuguesa I, Língua Latina, Teoria da Literatura, Língua Portuguesa: Conceitos Gerais e Seminário de Práticas I.

Araçuaí

2014

A importância do latim

A importância do estudo do latim na atualidade é questionada frequetemente. Existem aqueles que o defende como grande importância para o entendimento da língua e outros que veem o latim como algo do passado. Mas o latim é ainda muito usado na atualidade e por isso não podemos nacreditar que o latim é uma lingua morta.

Terra,1997 afirma no seu livro Linguagem Língua e Fala que:

E, mesmo quando deixamos de existir, a língua substituirá independente de nós (Terra, 1997, p. 20)

A origem da língua latina se deu na fundação de Roma até a queda do Império Romano Ocidental. (CARVALHO e NASCIMENTO, 1971). O latim teve origem entre simples pastores e agricultores no Lácio e se tornou língua nacional do Império Romano e como qualquer outra língua, apresentava diferentes modalidades e as mais importantes foram o Latim Clássico (lingua escrita) representado por um pequeno numero de pessoas, no caso os da época e o Latim Vulgar, uma lingua falada, não tanto prestigiada na qual se originou a lingua portuguesa.

Durante séculos após a queda do Império Romano, o latim continuou a ser utilizado em toda a Europa como língua culta, por exemplo, atualmente é idioma oficial na Cidade do Vaticano.

O conhecimento o do latim nos ajuda a compreender a nós mesmos, a nossa história, a origem da lingua oficial do nosso país e além do mais são muitas as expressões utilizadas no nosso dia a dia como curriculum vitae, habeas corpus, etc.

A importância do latim na formação de professores de língua portuguesa se dá ao fato da primeira originar a segunda. O latim é dividido em muitas categorias e dentro dessas as mais importantes são, o latim clássico e o latim vulgar a qual se originou a língua. Não podemos pensar apenas no latim como o precursor da lingua portuguesa, através dele (latim vulgar) surgiram também outras línguas, como o francês, o italiano, o espanhol, etc. portanto atraves do latim e de suas descendentes linguas podemos entender que a lingua também se relacionam e se transforma.

O ensino do Latim

O ensino do latim (a cultura clássica) começou no século XVIII através da igreja católica, que na referida época possuía o poder educacional.

há muitas fases da lingua latina desde a fundação de Roma até a queda do Imperio Romano. A primeira fase foi o latim pre-histórico (ligua falada pelos primeiros habitantes), Latim arcaico (língua inicialmente pobre presente nos antigos textos literários), Latim literário (língua cultivada, artística, diferente do latim falado, ele se preservou graças a inúmeras obras literárias), e o latim vulgar (geralmente falada e usada pela pelas pesoas sem qualquer nivel de instrução).

O ensino do latim não limita-se apenas na formação de professores de língua portuguesa, mas também na filosofia, sociologia, direiro,etc. Portanto, é importante entender a latim para podermos compreendermos a língua portuguesa, sua evolução, suas origens e o quanto esta é complexa e bela pela sua variedade cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com