TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância De Proteger A Floresta Amazônica

Por:   •  3/9/2020  •  Resenha  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 2

A importância de proteger a Floresta Amazônica

Segundo poeta francês Victor Hugo,é triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.A frase do poeta revela bem a relação do ser humano com a Floresta Amazônica, as áreas desmatadas estão cada vez maiores,além do alto índice de queimadas causando a extinção e a diminuição de muitas espécies.

A priori, de acordo com estudos feitos pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), dados mostram que uma árvore frondejante da Floresta Amazônica, com copa de 20 metros de diâmetro, pode transportar mais de mil lotes de água por dia, conhecidos como rios voadores são correntes de ar carregadas por vapor d'água, responsáveis por boa parte das precipitações do Centro Oeste e no Sudeste do Brasil. Sob essa ótica, a expansão da fronteira agrícola atinge diretamente o ecossistema da Floresta Amazônica, essa expansão tem gerado problemas socioambientais que envolve desde queimadas ao aumento da área plantada, como consequência terá menos árvores e necessariamente menos evapotranspiração, afetando o ritmo de chuva da maioria das regiões do Brasil.

Ademais, Floresta Amazônica é importante para o equilíbrio ecológico,sendo ela o berço da biodiversidade em que se encontram inúmeras civilizações de povos indígenas, cerca de 180 povos indígenas vivem na região Amazônica do Brasil, os índios estão sendo expulsos de suas terras pelos latifundiários, enquanto ações antrópicas estão contribuindo para o desaparecimento da floresta, o que está sendo trágico para as vidas que residem nela.

Diante do que foi apresentado, é visível a extrema urgência de proteger a Floresta Amazônica. Portanto, para resolver a problemática cabe ao Ministério do Meio Ambiente apresentar ações efetivas de combate à degradação, aumento da fiscalização das áreas florestais para impedir que o problema se perpetue. Além disso, é preciso que o Ministério da Economia renove o regulamento quanto ao método de aproveitamento dos recursos naturais para a economia do país, reduzindo a exploração da natureza e a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) deve exigir os direitos dos indígenas relacionados à posse de suas terras, caminhando assim para uma melhoria no maior patrimônio natural brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com