TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Por:   •  25/4/2022  •  Resenha  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

BERNARDY, Katieli; PAZ, Dirce Maria Teixeira. Importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Ketieli Bernardy, aluna do Curso de Ciências Biológicas e Dirce Maria Teixeira Paz, professora da Unicruz, abordam em seu artigo a importância do estágio supervisionado na formação do docente.  O artigo apresentado fez parte de um projeto avaliativo, através de uma pesquisa, da disciplina de Estágio Supervisionado de Biologia do Ensino Médio do Curso de Ciências Biológicas, entre agosto e setembro de 2012.

As disciplinas de estágio supervisionado têm o objetivo e o desafio de apresentar ao aluno o mundo prático docente. É sobre isso que Ketieli e a Professora Dirce argumentam, de forma a apresentar os desafios e a importância do estágio. As autoras se utilizam com frequência de citações de autores conhecidos sobre o tema, como BIANCHI, A. C. M., FILHO, A. P. e outros.

No início, mencionam o período em que as disciplinas de estágio são ministradas dentro dos cursos de licenciatura, além do mercado de trabalho e a busca por profissionais cada vez mais qualificados e a importância do estágio supervisionado para que sejam adquiridas as habilidades necessárias para esse mercado. Elas citam como benefício do estágio supervisionado, além das habilidades já mencionadas, a oportunidade de crescimento pessoal e profissional e a integração entre universidade, escola e comunidade. Como problemas a serem enfrentados, citam a falta de importância dada à disciplina de estágio pelas instituições e por docentes e a dificuldade de relacionar a teoria e a prática.

As autoras concluíram que deve haver uma abordagem interdisciplinar nas disciplinas de estágio, sendo um elo entre o conhecimento construído durante a vida acadêmica e a experiência real. Ressaltam também a importância do estágio para a sociedade e não apenas para os discentes.

A pesquisa das autoras apresenta embasamento quanto à importância das disciplinas de estágio supervisionado, partindo de uma pesquisa, o que torna o trabalho fidedigno ao abordado. Há de ressaltar a ausência de indicação de soluções possíveis aos problemas encontrados na pesquisa, como a não interdisciplinaridade e a falta de compromisso de instituições de ensino e de docentes ao exercício da prática, através do estágio supervisionado, o que demonstra a complexidade do assunto e que os desafios e dificuldades não têm solução única, devendo ser adquirido por cada instituição, estudante e professores, de acordo com suas particularidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (21 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com