TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusao Social

Por:   •  16/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa entender os conceitos e objetivos da inclusão, sejam elas físicas ou intelectuais, veremos que educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção, o aluno com deficiência física, os que têm comprometimento mental, os superdotados, todas as minorias e as pessoas que são descriminados por qualquer outro motivo. A inclusão surge no cenário educacional como uma nova perspectiva que envolve rever concepções a respeito da educação, do ensinar e do aprender. Com ela emergem vários questionamentos sobre o que fazer e como fazer. Veio para nos fazer pensar que não estamos prontos, formados, e que sempre temos algo para aprender. Ser professor implica compreender que precisamos aprender mais e mais, e que podemos estar sempre aprendendo.

Veremos que a educação tem por princípio a valorização da diversidade humana em seus múltiplos aspectos, culturais, sensoriais, étnicos, físicos, mentais, a inclusão não deve ser vista como algo a ser conquistado, mas como direito de todos encontrarem as condições necessárias para seu desenvolvimento.

Diante desses objetivos, fica claro que um sistema educacional que oferece a possibilidade de inclusão baseia-se na crença e no princípio de que todas as crianças ou adolescentes conseguem aprender, participar de atividades co-corriculares e extracurriculares, precisam receber programas educativos adequados e relevantes ás suas necessidades. Então vamos deixar de preconceito e viver a vida da melhor forma possível e com toda essa diversidade de nos propõe.

DESENVOLVIMENTO

Primeiramente é preciso fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias. Vale ressaltar que nós professores não estamos totalmente preparados, são muitos os desafios a serem enfrentados, mas as iniciativas a as alternativas realizadas pelos educadores são fundamentais, as experiências, agora, centralizam os esforços para além da convivência, para as possibilidades de participações e de aprendizagem efetiva de todos os alunos.

A inclusão surge no cenário educacional como uma nova perspectiva que envolve rever concepções a respeito da educação, do ensinar e do aprender. Com ela emergem vários questionamentos sobre o que fazer e como fazer. Em meio a isso, o professor é levado a questionar-se sobre os saberes necessários para trabalhar com crianças com necessidades educacionais especiais, considerando que não dispôs de formação para tal. Com isso, aprender a trabalhar com a inclusão é um desafio para os docentes e para escola de modo geral, que necessitam criar meios para aprender a trabalhar nessa perspectiva. Assim, o professor, cuja função é ensinar, tem também a necessidade de aprender e vai aprendendo a ensinar enfrentando cotidianamente diversas situações que lhe possibilitam construir tais ferramentas. A inclusão veio para nos fazer pensar que não estamos prontos, formados, e que sempre temos algo para aprender. Ser professor implica compreender que precisamos aprender mais e mais, e que podemos estar sempre aprendendo.

A inclusão é essencial para o sentido de pertencimento de qualquer indivíduo a um grupo social, portador de cuidados especiais ou não. Tem sido feito um trabalho realizado com atividades corporais comprometidas com o desenvolvimento psicomotor dos educandos, o profissional de educação física proporciona maiores e melhores oportunidades de comunicação e expressão das crianças, isso tudo dentro da área de desenvolvimento das crianças. A escola precisa capacitar seus professores, preparar-se e buscar adaptar-se para esse fim. Por isso, de acordo com o documento elaborado pelo MEC, a inclusão não significar, apenas, matricular os educandos com necessidades especiais na classe comum, mas significa dar ao professor e à escola o suporte necessário à sua ação pedagógica. Através do sistema educacional brasileiro defende uma educação para todos por meio de uma escola heterogênea, pluralista e acolhedora, independentemente de suas diferenças. A educação inclusiva envolve o preparo das instituições para receber os alunos com necessidades especiais, revendo e reformulando currículos, adequando o espaço físico, revendo metodologias e recursos didáticos. O sucesso escolar contribui para valorizar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com