TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LEITURA EM NOSSA VIDA: VISÃO DE PROFESSOR

Por:   •  7/4/2017  •  Resenha  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  204 Visualizações

A LEITURA EM NOSSA VIDA: VISÃO DE PROFESSOR

A leitura constitui uma atividade formativa e de desenvolvimento da criatividade. Através dela, temos a possibilidade de ampliar nosso repertório sociocultural, alcançando assim, produtivas realizações nos processos de aprendizagem em que estamos envolvidos. Para tanto, esse projeto se concretizará, conforme os propósitos de cada leitor. É este quem escolherá os caminhos e a conduta durante a atividade de leitura, visando o alcance de seus propósitos. Ao assumir essa postura dialógica e responsiva, esse sujeito cumprirá uma função ativa e dinâmica no processo interlocutivo, propiciada pelo ato de ler.

Com base nisso, considero, minha prática leitora tem se distribuído entre dois eixos:

  1. Leitura como prazer, fruição e deleite; e
  2. Leitura como atividade formativa, voltada para fins escolares e acadêmicos.

Esse segundo eixo tem se acentuado mais recentemente, tendo em vista, às minhas necessidades formativas e de atendimento as demandas do trabalho pedagógico de sala de aula, como professor de Pedagogia e de Leitura e Produção Textual, tanto no ensino básico, como superior.

Pontuo, então, que a leitura exerce papel fundamental no nosso processo de orientação social e cultural no mundo. É ela que respalda nossas ações como sujeitos de linguagem, possibilitando que busquemos, em nosso exercício docente, compreender, valorizar e socializar os usos cotidianos da escrita na sociedade. De tal modo, posso dizer que é uma janela que nos possibilita enxergar, criar, recriar e interagir com o mundo.

Prof. Renato Lima

Graduado em Pedagogia e Letras – Português/Inglês

Mestre em Linguística

Professor de Pedagogia e Leitura e Produção Textual

Abril/2017

Ensaio publicado em:

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com