TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da leitura em nossa vida

Artigo: A importância da leitura em nossa vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Artigo  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da leitura em nossa vida começa na escola demonstrando para as crianças e jovens a necessidade de do hábito de ler.

O primeiro ponto de vista pode ser visto como a representação de pensamento onde podem ser expostas as ideias do autor sem levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.

Segundo ponto pode ser uma estrutura ou um código, o texto é visto como simples produto de codificação e decodificação, ou seja, tende estar por dentro do código utilizado.

Terceiro ponto interação auto - texto – leitor, nessa concepção a leitura é uma atividade na qual se leva em contas experiências e os conhecimentos do leitor, espera-se que processe, critique, contradiga, avalie a informação diante de si que desfrute ou rechace.

Neste ponto elas destacam que o conteúdo do texto e o leitor são regulados pela intenção como se lê. Apontando os objetivos da leitura como um norte para um modo de ler.

A leitura é uma atividade de capacitação das ideais do autor na qual se leva em conta as experiências e conhecimento do leitor e exige dele bem mais do que conhecimento de código linguístico, uma vez que o texto não é simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado por um emissor passivo.

Concepção de leitura é como uma atividade de produção de sentido. Objetivos da leitura: a necessidade e a vontade do leitor.

ESTRATEGIAS DE LEITURA

Para fazer uma boa leitura é importante a máxima compreensão do que se lê, tendo em vista a necessidade de entender o sentido do texto. Pode parecer simples, e pode ser, através de uma boa avaliação do material que temos para ler, verifica-se qual estratégia iremos desenvolver.

A estratégia de compreensão vai levar em consideração o conteúdo do que se lê e o conhecimento já obtido com leituras anteriores.

Em geral a leitura de agora, pode e vai fazer diferença na próxima compreensão textual.

Estratégias de leitura dizem respeito às formas utilizadas pelo leitor para facilitar a compreensão dos dados informativos de um texto. Assim os procedimentos adotados por cada um diferenciam: Uma vez que nem todos assimilam o conhecimento da mesma forma, por isso temos várias táticas de leitura como: ler em voz alta, exposição de pensamento (expor o que pensa), identificação dos fatores chaves (identificar os elementos importantes), representação visual dos acontecimentos (representa mentalmente o que se lê), antecipação das informações, vendo conhecimento prévio sobre o assunto assim supõe – se o que virá questionário fazer pergunta sobre o texto torna a leitura fácil para algumas pessoas, resumo fazer uma síntese à medida que se lê.

LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDO

Ao lermos um texto temos um sentido polissêmico, ou seja, ele oferece possibilidades de ser reconstruído através do universo dos sentidos do receptor. É um confronto entre os significados da interação de cada qual com seu mundo, nessa interação com o autor o leitor vai ajustando e ampliando suas concepções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com