TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA - LER E ESCREVER NA VIDA DE PROFESSORES(AS): UMA INTEGRAÇÃO POSSÍVEL

Por:   •  6/6/2018  •  Resenha  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Tutor: Joseandre da Silva Almino

Polo: Paranhos-MS

Acadêmico: 40038 – Taiane Aparecida de Oliveira Zwicker

RESENHA - LER E ESCREVER NA VIDA DE PROFESSORES(AS): UMA INTEGRAÇÃO POSSÍVEL

O texto estudado relata sobre as práticas de leitura e escrita e para retratar as várias situações, apresentam em sua pesquisa lembranças de várias professoras com realidades diferentes onde elas relatam como os primeiros contatos com a leitura e escrita.

Sabemos que o ato de ler é essencial na vida do indivíduo, desde os anos iniciais até a vida acadêmica, porém não existe a mesma cobrança em relação a escrita.

Esta pesquisa mostra precisamos repensar esta questão sobre a escrita e tornar um exercício prazeroso para os alunos como cita a professora Fabiana Karla Silva do Nascimento na página 09:

“Hoje meu grande desafio é preencher em meus alunos uma grande lacuna que tive na minha formação escolar: a questão da escrita. Porque lia-se muito e se escrevia pouco. Precisamos ler muito e incentivar a escrita em nossos alunos, oportunizando a formação de alunos capazes de expor e registrar suas próprias ideias.”

Na maioria das vezes crianças e até mesmo adultos se lembram do primeiro livro que se leu, mas quando se fala em escrita sempre é lembrada com experiencias negativas e relatada a dificuldade para escrever na escola.

Isso também mostra que que a família tem um papel muito importante mesmo sendo de uma forma indireta (sendo elas em receitas, listas de compras, etc.) na aproximação da criança com a escrita.

Tenho como exemplo a minha referência em leitura e escrita, sempre fui uma criança que não tinha o habito de ler muito menos de escrever e fui adquirir este habito depois que me tornei mãe pois queria incentivar minha filha ao gosto pela leitura e pela escrita, e hoje como acadêmica sinto mais vontade ainda de incentivar mais e mais crianças a essas práticas.

Na vida do professor o ato de escrever está presente em todos os momentos de seu dia, pois sempre está envolvido planejamentos de aula, preparação de atividades e em seus registros de sobre o desenvolvimento de seus alunos,mas essa faz parte do processo didatico. Com isso eles devem buscar meios para aprofundar suas pratica em uma escrita mais cientifica.

Deste modo, este texto mostra que o ato de Ler e Escrever está presente na vida do indivíduo desde os primeiros anos escolares, e isso se torna-se função do educador, estimular seu aluno a ler e a escrever, tornando essa uma atividade prazerosa e formar alunos com a capacidade de expor e registar suas ideias com mais facilidade e ser levado para a vida como uma experiencia positiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (114.2 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com