TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LICENCIATURA EM LETRAS

Por:   •  5/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 7

LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS

Literatura em Língua Portuguesa I

PROFESSOR: Camila David Dalvi

Aluna: Regina Célia Monteiro Lima

Resumo do conteúdo da disciplina

Trovadorismo

A Língua Portuguesa é muito rica e é falada em Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Na Idade Média ela contabilizava apenas 15.000 palavras. No período marcado pelas grandes navegações, esse número dobrou e, no fim do século XIX, os dicionários já registravam 90.000 vocábulos. Atualmente, a Academia Brasileira de Letras calcula em 400.000 o total de palavras da Língua Portuguesa. A origem dos vocábulos incorporados ao português ao longo dos séculos variou conforme o tipo de contato mantido com outros povos. Entre os séculos VIII e XV, o idioma absorveu muitos termos de origem árabe por causa da ocupação moura na Península Ibérica. Durante o Renascimento, a arte e a arquitetura italiana universalizaram várias palavras relacionadas a elas. A França No século XX, ditava a moda no Ocidente, e várias palavras de origem francesa foram incorporadas ao português.

O Trovadorismo foi a primeira escola literária portuguesa, surgiu e desenvolveu-se entre 1198 a 1418. Paio Soares de Taveirós foi o autor da Canção da Ribeirinha, também conhecida como Cantiga da Guarvaia (1198), uma das cantigas mais antigas que se conhece em nossa língua. Os poemas eram cantados por poetas e músicos com instrumentos de corda e sopro. Podemos classificá-los nas seguintes categorias:

• TROVADOR: poeta, em geral era uma pessoa culta que compunha a letra e a música de canções sem preocupações financeiras;

• MENESTREL: músicos-poetas sedentários que viviam na casa de um fidalgo, enquanto o jogral andava de terra em terra;

• JOGRAL: cantores e tangedores ambulantes;

• SEGREL: trovadores profissionais que iam de castelo em castelo, acompanhados por um jogral. Eram esses músicos que compunham e divulgavam as cantigas que veremos em seguida.

A poesia lírica, exprime as vivências íntimas da primeira pessoa do discurso. São vivências, sobretudo, afetivas e amorosas. O eu do poeta (eu lírico) pode aparecer explicitado ou subentendido. De origem galego-portuguesa, as Cantigas de Amigo exprimem o sentimento feminino, embora escritas por homens. O poeta assume o que denominamos de eu lírico feminino, e então, por meio desse estratagema, a mulher faz confidências de seu amor.

Ao lermos as cantigas de amigo, gênero lírico da tradição medieval galego-portuguesa, fitamos um difuso simbolismo esotérico feito de uma coincidência entre sentimento e ambiente, como por exemplo: “Amor = natureza alegremente faladora (Primavera) / indiferença = natureza tristemente silenciosa (Inverno)” [...]

As Cantigas de Amor tiveram origem provençal, elas exprimem o sentimento masculino e ambientam-se em palácios. Louvam-se as virtudes da dama por meio do termo mia senhor, que significa minha senhora, minha dama ou minha dona, ou trata-se da coita d’amor, expressão que pode ser traduzida como sofrimento por amor. Eis aqui a origem do termo coitado. No chamado amor cortês, o homem presta vassalagem amorosa sem citar nomes. O amor é uma forma de aprimoramento espiritual. A mulher é idealizada, perfeita, sem nenhum defeito, paira acima de tudo e de todos. Essas cantigas desenvolvem-se geralmente em ambiente de cidades, em palácios, festas, torneios.

A Cantiga de Escárnio no gênero satírico tem como objetivo criticar alguém, ridicularizando essa pessoa de forma sutil ou grosseira; a esse gênero pertencem as Cantigas de Escárnio e as Cantigas de Maldizer. As primeiras são indiretas e há o uso e abuso do equívoco e da ironia, enquanto as segundas são diretas, sem equívocos, com intenção difamatória, com o uso de palavrões e xingamentos. A diferença entre esses dois tipos de cantiga é, portanto, apenas relativa, uma vez que, frequentemente, encontramos ambiguidade na sua classificação. O próprio significado das palavras escárnio e maldizer pode deixar mais clara essa diferença entre os dois tipos de sátira.

O termo Amor cortes surgiu em 1883 e foi criado por Gaston Paris em seus escritos sobre Lancelot e Guinevere. O amor cortesão significava uma espécie de fino amor, um amor perfeito, depurado como.  O amor cortesão é calcado no modelo feudo-vassálico; o cavalheiro e cavaleiro coloca-se diante da mulher como se estivesse diante de um rei ou um senhor feudal ao qual ele deve prestar vassalagem amorosa, por isso é constante o uso de minha senhora, minha dona. o amor cortesão é uma arte de amar inacessível aos pobres mortais, já que transforma algo simples e natural em algo extremamente disciplinado, uma paixão que deve ser controlada; transforma o amor em uma religião e a mulher em um ser angelical e inacessível.

Classicismo é o nome da escola artística do Renascimento. Suas ideias e realizações são frutos da assimilação da cultura greco-romana decorrentes dos estudos empreendidos pelos Humanistas. O Renascimento foi preparado pelos Humanistas no final da Idade Média e alguns historiadores apontam o Humanismo como uma primeira fase do Renascimento.

Os maiores representantes do Classicismo em Portugal foram Bernadim Ribeiro (1482-1553), com a publicação da novela sentimental Menina e Moça, Antônio Ferreira (1528-1569) com a chamada tragédia clássica e sua peça Castro e, principalmente, Luis Vaz de Camões com sua obra lírica, composta por centenas de sonetos, e a obra épica Os Lusíadas. Selecionamos desse período obviamente Camões, porque ele foi o mais importante poeta do classicismo português, sendo sua maior obra, Os Lusíadas, a maior epopeia já escrita em nossa língua.

O soneto tem uma sonoridade toda especial. Na realidade um soneto é uma obra curta, criada para transmitir uma mensagem em seus 14 versos, em geral rimados e divididos em dois quartetos (grupos de quatro versos) e dois tercetos (três versos). Admite número restrito de variações quanto à forma, e segue normas rigorosas quanto ao conteúdo e desenvolvimento do tema. Com relação à métrica, em primeiro lugar, os versos devem possuir a mesma métrica, ou seja, o mesmo número de sílabas poéticas. Uma sílaba poética é bem diferente de uma sílaba comum.

Humanismo é o nome de um movimento intelectual, uma doutrina filosófica e uma postura artística que representavam a transição entre a cultura europeia medieval e a do Renascimento, com início na Itália, entre o fim do século XIII e o início do século XIV; seus maiores representantes são os poetas italianos Dante Alighieri (1265-1341), autor da Divina Comédia, e Francisco Petrarca (1304-1374). O Humanismo tem duas fontes: a volta às origens do Cristianismo e a revalorização do legado clássico. Ao pregar a volta ao chamado Cristianismo primitivo, critica o luxo e os desvios da Igreja Romana e, ao revalorizar a cultura clássica greco-romana com sua filosofia, literatura e história, traz o gosto pela especulação racional, o chamado racionalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (183.9 Kb)   docx (752 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com