TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguística Histórica e Variação

Por:   •  14/12/2022  •  Resenha  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Estadual de Feira de Santana[pic 1]

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

Disciplina: MEL 007 – Linguística Histórica e Variação

Docente: Profa. Dra. Zenaide de Oliveira Novais

Discente: Joelma Freitas da Mota

RESENHA

Campbell, Lyle (1999) "Historical Linguistics, an Introduction" MIT Press 396 pp,

O livro de Campbell Lingüística histórica  é direcionado  aos estudo de como e porque a linguagem muda, ambos os métodos de investigar a mudança de língua e as teorias projetado para explicar esses recursos, este  livro contém exemplos abundantes de línguas europeias conhecidas, para tornar os tópicos possíveis, e de uma variedade de línguas não europeias, para ilustrar a variedade de conceitos. O livro também cobre uma série de tópicos essenciais negligenciados pela maioria dos textos, incluindo a mudança sintática, métodos para mostrar a relacionalidade científica, a história lingüística e gramaticalização.

A introdução de Lyle Campbell à lingüística histórica é um dos livros didáticos para cursos de graduação que surgiram nos últimos anos,  Campbell direnciona seus estudos aos aspectos práticos da identificação da mudança de linguagem,, Ele debate  cada tópico com o objetivo de fornecer e ilustrar um conjunto de procedimentos para fazer linguística histórica. Por exemplo, há muitos livros de texto que falam sobre empréstimos e dão exemplos de empréstimos em diferentes idiomas, O autor. também fornece uma lista bastante detalhada de etapas na identificação de empréstimos e na direção e origem dos empréstimos.

Os tópicos abordados no livro são a Mudança de som (tipos de mudança de som, incluindo uma lista e exemplos das mudanças mais comuns; cronologia relativa) o Empréstimo (o quê, como, por quê; como identificar empréstimos) o Mudança analógica (nivelamento, extensão) o Método comparativo (como, suposições do modelo) o classificação linguística (as famílias linguísticas do mundo, glotocronologia e lexicostatística) o modelos de mudança de linguagem (árvore genealógica, teoria das ondas e dialectologia, sociolinguística e mudança de linguagem, difusão lexical) o reconstrução interna (ilustrações do método, limitações) o mudança sintática (mecanismos, abordagens generativas, gramaticalização, reconstrução) o mudança semântica e lexical (novas palavras, explicando mudança semântica, grande número de exemplos) o explicar a mudança linguística (causas internas e externas, explicação e previsão) o linguística areal (exemplos de áreas linguísticas, como definir uma área) o gene distante relações ticas (tipos de evidências usadas, semelhanças de acaso, problemas nos métodos usados) o papel dos registros escritos (o papel da escrita, obtendo informações lingüísticas históricas a partir de fontes escritas) o pré-história lingüística (o caso do indo-europeu, métodos, limitações e precauções).

O capítulo 1 é Introdução ao campo em geral, onde a lógica histórica é definida como o estudo da mudança de linguagem foneticamente, semanticamente, morfologicamente, sintaticamente e ortograficamente. O Capítulo 2 é uma descrição bastante longa e interessante da mudança de som e seus tipos e processos, totalizando cerca de 20 no total. A lei de Grimm é brevemente introduzida juntamente com a mudança de cadeia e cronologia relativa. O Capítulo 3 trata de empréstimos, emprestados de outras línguas, suas razões e pistas. O capítulo 4 é um capítulo fácil que lida com mudanças analógicas de acordo com as quais uma palavra muda para se tornar semelhante a outra como chegar / chegar em analogia com drive / drive

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com