TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lingüística Funcionalismo

Por:   •  30/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB

CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS

TUTOR: SAVIO ANDRE DE SOUZA CAVALCANTE

DISCIPLINA: LINGUÍSTICA FUNCIONALISMO

SEMESTRE: V SEMESTRE

ALUNO: ANTÔNIO LADISLAU GOMES DOS SANTOS

POLO: TAUÁ

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO 01

  1. Cite e comente uma das definições que a língua recebe no paradigma Funcionalista.

Como foi abordado em nossa primeira aula, “no paradigma funcionalista, concebe-se a língua como um instrumento de interação social entre os seres humanos, utilizando com a intenção de estabelecer interações comunicativas, além disso, também aborda que a língua varia e muda (conforme a região, a idade, a escolaridade, o estrato social, o contexto discursivo etc), pelo uso dela fazem os indivíduos em sociedade.”

Podemos dizer que a língua pode ser idealizada segundo diferentes enfoques, e, segundo o funcionalismo ela é um instrumento de interação, de uso, um princípio funcional, ou seja, está sujeita a pressão das diversas situações comunicativas, como ao aparelho de meios de expressão apropriadas para uma finalidade. Assim, a língua é o próprio processo e troca de informações.

  1. Como a noção de competência comunicativa nos ajuda a explicar melhor a língua em uso? Analise o diálogo a seguir para justificar sua resposta.

- Joãozinho, mostre no mapa onde fica a América. 
O menino aponta o dedo para o continente americano. 
- Muito bem! Agora você, Juquinha. Quem descobriu a América? 
- Ora, professora, foi o Joãozinho!

O funcionalismo nos diz que a língua é um instrumento de comunicação, então a noção de competência comunicativa é investigar as relações entre os indivíduos nas suas interações verbais, como ela se dão, e quais foram as expressões e as capacidades que eles utilizaram. No diálogo acima notamos que o verdadeiro propósito do ato da fala de “Juquinha” ao ser questionado pela professora em quem descobriu a América, foi o raciocínio suscetível da resposta anterior do colega. Temos que prestar atenção no propósito da fala, no contexto discursivo, seja ele com sua capacidade linguística, epistêmica, lógica, perceptual e social, como também nos participantes do diálogo.

  1. Em que acepção o termo função é utilizado nas frases abaixo? Comente.

a) O modo Imperativo é usado com função apelativa.

Função como propósito. Está ligada aos objetivos comunicativos gerais do uso da linguagem. É indicado com o uso imperativo.


b) Em 
Pedro consertou o portão, Pedro tem a função semântica de Agente.

Função como relação. Essa função está ligada a uma relação do elemento estrutural que nesse caso é Pedro com uma unidade de ordem superior.


c) Na frase 
Vou estudar este assunto, o verbo ir tem função de verbo auxiliar.

Função como significado. Essa função busca indicar o significado ou o tipo de significado com respeito a pragmática dos propósitos e contextos. Na frase notamos que o verbo ir indica o propósito de estudar o assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com