TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉPOCA DO FUNCIONALISMO

Dissertações: ÉPOCA DO FUNCIONALISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  1.927 Visualizações

Página 1 de 2

URBANISMO, ARQUITETURA, DESENHO INDUSTRIAL

A época do Funcionalismo iniciou-se após a Primeira Grande Guerra, onde é necessária uma mudança urbanística, principalmente na Europa. Isso ocorre em decorrência do aceleramento do desenvolvimento industrial, tanto quantitativamente como qualitivamente. O período pós guerra configurou-se com situações sociais, econômicas e tecnológicas totalmente modificadas do antes conhecido.

Devido a este conjunto de transformações (o processo tecnológico, o crescimento da população urbana, o proletariado, as classes operária e burguesa), a arquitetura das cidades passa a clamar por mudanças. O antigos preceito das cidades já não correspondem mais as suas necessidades, o homem agora encontrava-se em uma extrema necessidade de mudança urbanística, e o arquiteto, antes construtor, agora precisa tornar-se urbanista.

Para Argan, a especulação imobiliária foi o grande obstáculo da adequação estrutura urbana, ela não só impediu como ainda impede a plena funcionalidade arquitetônica nas cidades. Transversalmente a isto, a arquitetura moderna é imposta entre forças progressistas e racionais, tornando-se então, uma luta política.

A arquitetura moderna desenvolveu-se baseada em alguns princípios: planejamento urbano sobre o projeto arquitetônico; economia espacial e de fundos; racionalidade das formas; uso da tecnologia industrial; arquitetura e produção industrial impulsionando o progresso e a educação social.

Inclusas nessa nova arquitetura, subdividem-se diversas doutrinas, estas foram desenvolvidas por determinados representantes em determinadas regiões do mundo:

• Racionalismo Formal / Le Corbusier (França)

• Racionalismo Metódico/didático / W. Gropius (Bahaus, Alemanha)

• Racionalismo Ideológico / Construtivismo Soviético

• RacionalismoFormalista / Neoplasticismo holandês

• Racionalismo Empírico / A. Altos (Escandinávia)

• Racionalismo Orgânico Americano / I.L. Wright

RACIONALISMO FORMAL / LE CORBUSIER (FRANÇA)

Teve como principal representante Le Corbusier, na França. Sua influência veio do Iluminismo, baseada em Rousseau. Para Le Corbusier, o natural refletido na construção, seria a melhor forma de corresponder ao funcionalismo; ou seja, ele acreditava que o homem e a natureza estavam ligados, e por isso ele tenta oferecer a sociedade uma condição natural e racional da existência, segundo o arquiteto um estaria presente no outro,. O natural teria de ser representado nas construções sem contradições entre objeto-edifício e objeto-natureza, coisa e espaço. Le Corbusier adere e utiliza os conceito do Cubismo em suas escalas de grandeza; com base no mesmo, observa-se que a noção de espaço refere-se a um espaço contínuo, traduzindo: não se separa das coisas ao seu redor.

Le Corbusier disseminou pelo mundo sua ideias, a partir de construções como cidades-casas; seu principal objetivo e foco era: proporcionar equilíbrio entre a individualidade e a condição do indivíduo na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com