TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Funcionalismo?

Trabalho Universitário: O Que é Funcionalismo?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  865 Visualizações

O que foi o funcionalismo?

Nas ciências sociais, especificamente na sociologia e na antropologia sociocultural, o funcionalismo (análise funcional) é uma filosofia sociológica que originalmente tenta explicar as instituições sociais como meios coletivos de satisfazer necessidades biológicas individuais, vindo mais tarde a se concentrar nas maneiras como as instituições sociais satisfazem necessidades sociais, especialmente a solidariedade social. Juntamente com a teoria do conflito e o interacionismo, funcionalismo é uma das três principais tradições sociológicas.

O funcionalismo é tradicionalmente associado a Émile Durkheim e, mais recentemente, a Talcott Parsons. Segundo as teses de funcionalistas como Talcott Parsons, a sociedade e a respectiva cultura formam um sistema integrado de funções. Proposto como uma alternativa a explicações históricas ao mesmo tempo que o behaviorismo se popularizava, o funcionalismo foi uma das primeiras teorias antropológicas do século XX, até ser superado pela análise estruturo funcional ou estrutural-funcionalismo.

• Émile Durkheim: é considerado um dos pais da Sociologia tendo sido o fundador da escola francesa, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social.

• Talcott Parsons: foi por muitos anos um dos Sociólogos mais conhecidos nos Estados Unidos e no mundo. Seu trabalho teve grande influência nas décadas de 1950 e 1960, particularmente na América, mas decaiu gradualmente a partir de então. A mais proeminente tentativa de reviver o pensamento parsoniano, sob o título de "Neofuncionalismo", pertence ao sociólogo Jeffrey Alexander, da Universidade de Yale.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com