TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FUNCIONALISMO

Pesquisas Acadêmicas: O FUNCIONALISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 5

O Funcionalismo

A psicologia funcional, que tem como objeto de estudo a mente e seu funcionamento, originou-se no século XIX nos Estados Unidos sendo o primeiro sistema psicológico exclusivamente americano, e propositalmente se contrapôs a psicologia estruturalista de Titchener e a Wundt.

A fundação do funcionalismo não pretendia criar uma nova escola de psicologia, as ideias funcionalistas eram críticas ao estruturalismo, John Dewey costuma receber o crédito de iniciador do movimento funcionalista, ele teve grande importância para a psicologia, desenvolvendo alicerce filosófico para o funcionalismo; seu ensaio sobre O Conceito de Arco Reflexo em Psicologia, 1896, foi considerado o padrão mais significativo do movimento funcionalista, ele decompunha o comportamento em unidades distintas de estímulo e reação e pressupunha que os nervos sensoriais e motores com participação nos reflexos atuavam separadamente.

Grandes líderes intelectuais foram responsáveis pelo avanço do funcionalismo, Darwin e a teoria da evolução e Galton com o estudo dos problemas da herança mental e das diferenças individuais por exemplo.

A psicologia funcional, em suma, é o segmento psicológico que se preocupa em responder de forma clara e contundente as seguintes questões: o que fazem os seres humanos? E por que o fazem? Para responder isso, os psicólogos funcionalistas elegem a consciência como o centro de suas preocupações e buscam a compreensão de seu funcionamento, na medida em que o homem a usa para adaptar-se ao meio. Para James, a mente evoluiu com o propósito de dirigir um sistema nervoso levado a tal complexidade que já não pode regular suas atividades por si próprio.

William James apesar de não ter sido o fundador do funcionalismo foi sem duvida um dos seus principais precursores, James não era um experimentalista, para ele o objetivo da psicologia não era o de descobrir elementos da experiência, mas o estudo das pessoas vivas em sua adaptação ao ambiente, para James a função da consciência é o que nos orienta quanto aos fins exigidos pela sobrevivência, assim James tratava a psicologia como uma ciência natural, relacionada à biologia. As pessoas são criaturas tanto de ação e paixão, como de pensamento e razão, os seres humanos não são criaturas inteiramente racionais. Além de James o funcionalismo ainda teve outros colaboradores, tais como Angell e Carr. Angell, em suas concepções, coloca em cheque qualquer possibilidade de uma psicologia estruturada em elementos mentais. O aspecto estrutural do psiquismo deve ser buscado não nos seus supostos elementos, mas nas funções, atos ou processos mentais. A psicologia deve reconhecer em sua análise estrutural não os elementos como sensações, sentimentos, mas atos como julgar, perceber, recordar. Para Angell a psicologia se torna mais funcional do que a biologia, pois não apenas o funcional precede e produz o estrutural, como também ambos representam duas faces de um mesmo fato. Carr coloca o tema da psicologia na atividade mental que se encontra em processos como a percepção, a memória, a imaginação, a sensação, e será o julgamento. Esta atividade prende-se com a “aquisição, fixação, conservação, organização e avaliação de experiências e de sua posterior utilização no exercício da condução”. O comportamento que se manifesta na atividade mental é chamado de comportamento adaptativo ou ajustamento.

Segundo James, que foi o principal colaborador do funcionalismo, o objeto desta escola psicológica são os fenômenos e as condições, onde o termo fenômeno é usado para indicar que o objeto de estudo está presente na experiência imediata e o termo condições refere-se à importância do corpo, do cérebro em particular, na vida mental. Segundo James, a consciência é eternamente mutável e cumulativa, não repetitiva, a mente seleciona estímulos relevantes para que a consciência possa operar de maneira lógica e para que uma série de ideias possa chegar a um fim racional; assim a função da consciência é capacitar-nos a nos adaptar ao ambiente, permitindo-nos escolher; para Dewey o objeto de estudo adequado da psicologia é o organismo total, funcionando em seu ambiente.

No funcionalismo existe uma grande diversidade metodológica, o método introspectivo apesar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com