TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lingüística Letras Libras Estruturalismo Linguístico

Por:   •  12/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA DE LINGUISTICA  - LETRAS LIBRAS – LICENCIATURA

 ROTEIRO DE LEITURA

A partir da leitura do texto “O Estruturalismo linguístico: alguns caminhos” do livro História concisa da linguística de Rodolfo Ilari, responda as questões abaixo:

Linguística I

1. Por que é que na relação feita por Saussure entre o jogo e a língua, ele afirma que como na língua (as regras), algumas jogadas são possíveis, mas outras não? Porque as dicotomias língua x fala e a sincronia x diacronia há mais de uma estratégia a explanar o método apresentado, como nas regra do jogo.

2. Explique a firmação que se segue: “Os indivíduos que utilizam a linguagem o fazem sempre por iniciativa pessoal, mas sua ação verbal só tem os efeitos que tem pela existência de um sistema que o usuário compartilha com os outros membros da comunidade linguística de que faz parte.”  Essa afirmação nos remete a oposição entre os atos linguísticos concretos e o sistema abstrato é conhecido como "oposição língua/fala" ou "oposição langue/parole".

3. A que disciplina, então, coube estudar a fala, segundo os estruturalistas? Assim, diante dos estudos de  Saussure que  qualificou a língua como um fenômeno social e caracterizando a linguística como um parte da psicologia social.

4. Explicar o que é Forma e Substância. Podemos explicitar que forma, étudo aquilo que uma determinada língua institui como unidades através da oposição. Assim a  forma, é o oposto do que nominou de  substância, e esta é definida como o suporte físico da forma, que tem sua existência na perceptiva mas não necessariamente linguística.

5. Por que é que falar em valor linguístico a propósito de Saussure é, antes de mais nada, ressaltar a natureza opositiva do signo? Porque ele expos que é o modo como a língua coloca esse signo frente ao contraste com os demais.

6. Sobre o Estruturalismo Americano, qual interesse comum havia entre os pesquisadores? O interesse comum que havia entre os pesquisadores era a necessidade de buscar princípios metodológicos adequados para a elaboração da análise das línguas que em grande parte não eram escritas “ágrafas”, tendo como resultado o enfoque antropologico e etnológico dos estudos.

7. Qual era a função do linguista (diferente da do leigo, em relação à língua)?  Diferentemente do leigo, em relação a língua a função do Linguista é, estudar as manifestações neste contexto que, venham ocorrer, como um fato que merece descrição e explicação dentro do ambiente científico.

8. Quais as críticas que Benveniste, Coseriu e Pêcheux, respectivamente, fizeram aos estudos estruturalistas?

9. Qual, segundo Chomsky, é o objeto da sua linguística e por que esta vertente é considerada mentalista (em oposição ao social de Saussure)? o objeto central dos estudos linguísticos de Chomsky  foi a competência, ou seja, o conhecimento internalizado que o falante nutre acerca de sua língua. Descrever a estrutura das orações pois, para ele a língua deve ser vista como um conjunto de orações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com