TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Litartura Digital E Eletrônica

Artigos Científicos: A Litartura Digital E Eletrônica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  4.684 Palavras (19 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 19

Introdução

Com o advento das novas mídias, a literatura encontrou um novo meio de propagação. Mais que isso, a literatura, a partir de novas ferramentas, passa a ter uma nova identidade, uma nova estética, uma nova linguagem, tornando-se, deste modo, um novo gênero literário distinto da literatura tradicional.

Para que se entenda a nova literatura é necessário entender primeiro a sociedade contemporânea, que vive neste mundo globalizado e rico em diversificação cultural. A sociedade atual cultua a velocidade, a interação, o imediato, a comunicação e isso vai interferir diretamente na forma de produzir e consumir literatura.

As tendências midiáticas e interacionistas da sociedade atual trazem à tona novas vertentes e estilos literários, dentre eles a Literatura Digital e a Literatura Eletrônica, que são comumente confundidas entre si, no entanto, possuem características diferentes. Porém, ambas são difundidas através dos mesmos meios e possuem a mesma força de impacto na internet, sobretudo nas redes sociais.

Com o avanço tecnológico e a disseminação da literatura através das novas mídias, muito se questiona sobre o fim da imprensa e do livro impresso. Títulos consagrados já circulam na internet e é crescente o número de e-books lançados por ano, no entanto, tanto a literatura digital quanto a literatura eletrônica não ameaçam as paginas impressa, ao contrário, tendem a colaborar com a formação de novos leitores.

Este trabalho visa elucidar questões sobre a nova literatura, apontar suas causas e seus objetivos, bem como avaliar quem produz e quem consome a literatura virtual. O exposto apresenta as novas tendências literárias e os meios mais eficazes de propagação das mesmas, sua importância e seus impactos na sociedade.

Fazendo uma análise das Literaturas Digitais e Eletrônicas, pode-se entender melhor a contemporaneidade. O trabalho coloca em voga uma reflexão acerca da importância da internet no campo da cultura, da educação e do entretenimento.

Metodologicamente, este trabalho adotou pesquisa bibliográfica e de campo. Além dos livros impressos, um mergulho intenso nas novas mídias se fez necessário para entender na prática a relevância desta pesquisa e agregar propriedade ao seu conteúdo.

O trabalho divide-se em quatro capítulos, sendo o primeiro um estudo sobre a sociedade atual, o segundo um aprofundamento na Literatura digital, o terceiro especificando a Literatura eletrônica e as novas estéticas e o quarto e último parágrafo analisando os novos escritores e produtores dessa nova tecnologia.

Capitulo 1 Panorama geral

1.1 Contemporaneidade

Para entendermos as características dessa nova era “literária digital”, é preciso que analisemos com minúcia o mundo atual. O que rege as regras de um mundo plural e globalizado que a cada dia se rende às ofertas das novas mídias. É necessário que estudemos a fundo essa sociedade que passa a enxergar a internet como uma fonte de consumo. Desta maneira, a literatura passa a ser produzida e consumida nesse novo molde. A arte literária começa a tomar uma forma diferente, visando atingir essa nova geração de leitores digitais.

1.2 A Globalização

Globalização é um fenômeno que se baseia em um processo de integração social, econômica, política e cultural entre diversos e distintos países.

A globalização é oriunda dos avanços tecnológicos e científicos, impulsionada principalmente pela evolução dos meios de transportes e das telecomunicações, encurtando, deste modo, distâncias e promovendo encontros e trocas de informações de maneira extremamente rápida. No passado, para viajar de um continente a outro, demorava-se aproximadamente de quatro a cinco semanas, hoje em dia, este tempo diminuiu consideravelmente. Se antes um fato ocorrido na Europa, por exemplo, levava cerca de sessenta dias para chegar ao conhecimento dos brasileiros, atualmente, as notícias são divulgadas em tempo real.

Todo esse processo surgiu para assistir ao capitalismo e principalmente para atender as necessidades dos países desenvolvidos que necessitavam de outros mercados, devido à saturação do mercado interno. Outra característica desse processo é a formação de blocos econômicos, que em conjunto, se fortalecem dentro deste mercado cada vez mais competitivo.

Sendo assim, podemos dizer que globalização é a internacionalização econômica. Essa internacionalização absolutamente econômica surge acompanhada do que se convencionou chamar de mundialização, que é a internacionalização da cultura. Tal cultura consiste em exprimir princípios da competitividade exacerbada e do individualismo, ignorando por completo o “ser” e exaltando o “ter”, desvalorizando a solidariedade, a ética e o respeito à vida. É este tipo de cultura que corresponde ao modelo econômico atual.

Em linhas gerais, a globalização apresenta-se como o estágio mais avançado de um mundo capitalista.

1.3 A sociedade moderna

Segundo Bauman (2001), há duas características da sociedade moderna do século XXI que a faz nova e diferente; uma é o declínio da antiga ilusão moderna, conforme explicitado do trecho que segue:

"[...] da crença de que há um fim do caminho em que andamos [...], um Estado de perfeição a ser atingido amanhã, no próximo ano ou no próximo milênio, algum tipo de sociedade boa, de sociedade justa e sem conflitos em todos ou alguns de seus aspectos postulados". (BAUMAN, 2001: p. 37)

A segunda característica se baseia no individualismo e aponta para a “privatização” das tarefas e deveres modernizantes, isto é, aquilo que anteriormente era considerada uma propriedade coletiva da espécie humana, foi individualizado.

Bauman (2001) se coloca com certa rigidez ao definir a individualidade contemporânea em estágios compreendidos entre o leve e o fluido da modernidade, classificando-os desta maneira, não como uma escolha da sociedade, mas uma fatalidade. Segundo o autor, isso se deve à composição do cenário da liberdade individual de escolher, no qual não existe escapatória à individualização.

O nosso cotidiano, completamente midiático, consumista e propagandista é extremamente dominado pela busca do bem-estar individual, pelo hedonismo, a valorização do corpo, a busca pelo sucesso pessoal e profissional e a exaltação do dinheiro. A sociedade atual é uma sociedade preocupada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com