TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Literatura letra portuguesa

Por:   •  30/11/2017  •  Resenha  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CAMPUS VITÓRIA

Avenida Vitória, 1729 – Jucutuquara – 29040-780 – Vitória – ES

27 3331-2110

Curso

Licenciatura em Letras Português modalidade EAD

Disciplina

Literatura em Língua Portuguesa I

Professor Formador

Camila David Dalvi

Tutor Presencial

Tatiana Peterle

Tutor a Distância

Geilson Costa

Nome

MARCELA  CORNADO VIEIRA 20171LLPAD22208

VIVIANE KYCILA BELLO FERREIRA 20171LLPAD21759

Data

28/11/17

Trovadorismo

         Foi à primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, época da Idade Média, quando Portugal estava em formação. O marco do inicio do trovadorismo foi a canção“Cantiga da Ribeirinha” escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189.
         Os trovadores eram os artistas que tinham origem nobre, eles compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas. Estas cantigas eram reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros, os mais conhecidos foram São eles: “Cancioneiro da Biblioteca”, “Cancioneiro da Ajuda” e “Cancioneiro da Vaticana”.

No trovadorismo galego-português, as cantigas são divididas em:

Satíricas (Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio)

Cantigas de Maldizer: os trovadores faziam sátiras diretas, que eram agressões verbais, em alguns casos eram utilizados palavrões. Era utilizado nome da pessoa satirizada na cantiga as vezes não.

Cantigas de Escárnio: o nome da pessoa satirizada não aparecia, era feita de forma indireta, utilizando de duplos sentidos.

Líricas (Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo). 

Cantigas de Amor: o eu - lírico é um homem, o trovador põe em destaque todas as qualidades da mulher amada, o trovador e sempre inferior de vassalo a ela. As maiorias das cantigas de amor são de amor não correspondido de sofrimento pelo amor não correspondido, o trovador passa a ser o vassalo da amada suserana e espera receber um benefício em troca de seus “serviços”.         

Cantigas de Amigo:  nas de Amigo o eu-lírico é uma mulher, mas os escritores eram homens. A palavra amigo nas cantigas tem o significado de namorado. A questão dessas cantigas e a queixa da mulher pela falta do amado. 

Novelas de cavalaria elas eram prosas narrativas que contava historias heróicas de cavaleiros do período. Então eram prosas épicas que contava o que os cavalheiros fizeram, atos heróicos de lealdade de honra.

Amor cortês: a mesura era o cuidado que eles tinham em preservar o nome da mulher amada, um relacionamento de submissa entre o servo e a sua senhora chamada de senhor porque o nome dela não podia ser falado, porque ela era membro da nobreza e ela era casada. A mulher era nobre o homem era o servo eles tinham uma relação amorosa, mas só que ela não poderia ser concebida, então o homem passava a ser o coitado da historia, pelo fato de não ser da mesma camada social dela e também por ela ser casada.

O Barroco

O contexto histórico do Barroco foi Contra-reforma que ficou conhecida por Reforma Católica, que foi a criação de medidas que a Igreja Católica tomou para tentar conter o surgimento de outras religiões protestantes. Renascimento que foi a primeira manifestação artística, científica, literária e filosófica da modernidade da Idade Média para a Moderna.  A característica desse período foi conflito entre corpo e alma, passagem do tempo, Cultismo que era obsessão pela linguagem culta e erudita e conceptismo e caracterizado pelo jogo de idéias ou conceito .Um dos principais autores foi Bento Teixeira; Gregório de Matos Guerra; o Padre Antonio.

Gregório Matos

Gregório de Matos Guerra nasceu em Salvador (BA) e morreu em Recife (PE). Estudou no colégio dos jesuítas e formou-se em Direito em Coimbra (Portugal). Recebeu o apelido de Boca do Inferno, graças a sua irreverente obra satírica. Gregório de Matos firmou-se como o primeiro poeta brasileiro: cultivou a poesia lírica, satírica, erótica e religiosa. O que se conhece de sua obra é fruto de inúmeras pesquisas, pois Gregório não publicou seus poemas em vida. Por essa razão, há dúvidas quanto à autenticidade de muitos textos que lhe são atribuídos. Gregório de Matos é amplamente conhecido por suas críticas à situação econômica da Bahia, especialmente de Salvador, graças à expansão econômica chegando a fazer, inclusive, uma crítica ao então governador da Bahia Antonio Luis da Camara Coutinho. Além disso, suas críticas à Igreja e a religiosidade presente naquele momento. Essa atitude de subversão por meio das palavras rendeu-lhe o apelido de "Boca do Inferno", por satirizar seus desafetos. Em sua produção lírica, Gregório de Matos se mostra um poeta angustiado em face à vida, à religião e ao amor. Na poesia lírico-amorosa, o poeta revela sua amada, uma mulher bela que é constantemente comparada aos elementos da natureza. Além disso, ao mesmo tempo que o amor desperta os desejos corporais, o poeta é assaltado pela culpa e pela angústia do pecado. Também alcunhado de profano, o poeta exalta a sensualidade e a volúpia das amantes que conquistou na Bahia, além dos escândalos sexuais envolvendo os conventos da cidade.

Padre Antonio Vieira

Defendeu os direitos dos povos indígenas contra a escravidão, defendeu também os judeus a abolição das distinções entre os cristãos. Padre Vieira foi responsável foi quem criou a prosa no período do barroco, ficou conhecido por seus sermões polêmicos de critica, escreveu cerca de duzentos sermões em estilo conceptista, Seus sermões mais mais famosos são:Sermão da Sexágésima (1655): Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda (1640): Sermão de Santo Antônio (1654).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (208.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com