TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DE LETRA E LITERATURA

Tese: CONCEITOS DE LETRA E LITERATURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Tese  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem por finalidade obter dados sobre o desenvolvimento das habilidades de leitura, as dificuldades na aprendizagem levaram a busca de orientações para novas metodologias de ensino na tentativa de despertar o interesse do aluno, visando uma formação mais ampla, completa e dinâmica.

CONCEITOS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Na época em que fui alfabetizada, a alfabetização era com o apoio de cartilhas e normalmente iniciava-se na primeira série, a alfabetização era na grande maioria responsabilidade da escola era o professor o responsável em assumir o papel da alfabetização.

Tenho ótimas recordações da minha infância no período da escola, fui alfabetizada na educação infantil com professores que tinham comprometimento com seus alunos, a professora que me alfabetizou fazia com que seus alunos tivessem prazer ao conhecer as letras e conseqüentemente seus alunos tinham o mesmo prazer em ir para escola para aprender.E com isso pude me sentir como parte da sociedade porque conseguia ler as placas, os avisos, os ônibus, enfim quando nos sentimos parte de um todo queremos sempre mais, evoluir sempre. Nessa época o professor também era reconhecido como verdadeiro educador tendo autoridade na educação da criança e mesmo assim era reconhecido como o mestre.

Estar alfabetizado é conseguir uma conexão direta com o mundo que vivemos e ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; e poder ir além do código escrito, significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos, ser capaz de conhecer outras pessoas e culturas através da leitura de um livro, jornal ou revista, e o mesmo adquirir capacidade e autonomia para se comunicar também através da escrita e da leitura. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever, dentro da escola.

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar e produzir conhecimento. Todas essas capacidades citada anteriormente só serão concretizadas se os alunos tiverem acesso a todos os tipos de portadores de textos. O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura e da escrita. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral.

A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.

Alfabetizar significa muito mais que simplesmente ensinar a traçar letras ou decodificar palavras. Este projeto didático propõe através de atividades construtivistas que a criança possa se apropriar do sistema de escrita, ao mesmo tempo em que vai conhecendo a linguagem escrita, ou seja, os diversos tipos de textos presentes na sociedade.Este trabalho propõe uma articulação entre as duas aprendizagens que a criança em início de alfabetização precisa empreender: o conhecimento do sistema de escrita alfabético e a linguagem escrita expressa em vários textos presentes na sociedade. Assim, todas as crianças deverão estar envolvidas em todos os momentos do trabalho, mesmo aquelas que ainda não escrevem convencionalmente. Neste caso, o professor deve ser intérprete e, às vezes, escriba da produção do aluno.

A leitura e a escrita são tão importantes dentro da escola quanto fora dela, a alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas. Letramento é informar-se através da leitura, é buscar notícias e lazer nos jornais, é interagir selecionando o que desperta interesse, divertindo-se com as histórias em quadrinhos, seguir receita de bolo, a lista de compras de casa, fazer comunicação através do recado, do bilhete, do telegrama. Letramento é ler histórias com o livro nas mãos, é emocionar-se com as histórias lidas, e fazer, dos personagens, os melhores amigos. Letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é entender quem a gente é e descobrir quem podemos realmente ser.

Considerando que os alunos que estão em processo de alfabetização vivem em uma sociedade letrada, em que a língua escrita está presente de maneira visível e marcante nas atividades cotidianas, inevitavelmente eles terão contato com textos escritos e formularão hipóteses sobre sua utilidade, seu funcionamento, sua configuração. Excluir essa vivência da sala de aula pode ter o efeito de reduzir e artificializar o objeto e aprendizagem que é a escrita, possibilitando que os desenvolvem concepções inadequadas e disposições negativas a respeito desse objeto, principalmente pela falta de construção de sentido, e, contudo deixar de explorar a relação e o contato extra-escolar dos alunos com a escrita significa perder oportunidades de conhecer e desenvolver experiências culturais significativas e de extrema importância para sua integração com a sociedade. É necessário que nós professores estimulemos e incentivemos nossos alunos a praticar a leitura e a escrita de forma intensa e ativa além de autônoma e criativa transformando-os em partes fundamentais da sociedade.

CONCEPÇÃO DE TEXTO E RELEVÂNCIA DOS USOS DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

Texto é um conjunto de palavras e frases encadeadas que permitem interpretação e transmitem uma mensagem. É qualquer obra escrita em versão original e que constitui um livro ou um documento escrito. Um texto é uma unidade lingüística de extensão superior à frase.

Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com