TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LITERATURA, LETRAS E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Projeto de pesquisa: LITERATURA, LETRAS E PRÁTICA PEDAGÓGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA NOS ANOS INICIAIS DAS ESCOLAS DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO.

Introdução:

Embora os investimentos em educação tenham se intensificado nos últimos anos, ainda nos deparamos com um número expressivo de crianças que não se apropriam da leitura e da escrita de forma significativa nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Com isso, as metas estabelecidas não são alcançadas, frustrando e desestimulando alunos, pais e professores.

Tem sido comum atribuir a “culpa” deste fracasso ao desinteresse do aluno, aos problemas sociais, ao abandono familiar, à violência etc. Sabemos que, esses fatores associados ao pensamento ultrapassado que norteia o trabalho do professor culminam no alto índice de alunos retidos no terceiro ano de escolaridade.

A perspectiva de inserir esta pesquisa no PPGE-UFRJ é que se viabilize a reflexão acerca de novas possibilidades da ação pedagógica afim de, se repensar práticas que favoreçam a formação de sujeitos criticamente letrados.

A escolha pela linha de pesquisa “Currículo e Linguagem” se deu, de acordo com a ementa da disciplina Letramento e Escola, por esta ter como foco de investigação sujeitos e saberes que produzem e são produzidos pela cultura escolar historicamente constituída, ou seja, investigar aluno, professor, aprendizagem e prática pedagógica nas escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro, especificamente, nas da décima Coordenadoria de Educação, área das classes mais populares do nosso município.

O tema escolhido articula-se com os projetos em andamento, desenvolvido pelo PPGE-UFRJ, pois há o interesse no estudo da formação docente e prática pedagógica, alfabetização numa perspectiva de letramento das crianças de classes populares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com