TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)

Por:   •  1/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

    [pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

INSTITUTO UNIVERSIDADE VIRTUAL

CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS ESPANHOL

ASIGNATURA: LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)

                                             PROFA: LUANA FERNADES

ALUMNO (A): MARIA DANIELE SOUSA DOS SANTOS

Análise de uma produção textual de um(a) estudante surdo, considerando o Português como segunda língua

Sabemos que o aluno com surdez, ao produzir trabalhos escritos apresenta o que para nós pode ser considerado “erro”, mas para os mesmos correspondem à escrita formal do português. Na maioria das vezes notamos, apesar da falta de alguns: advérbios, preposição, verbos, etc., eles cumprem com o objetivo comunicativo, são capazes de expressar no texto a sua ideia.

Comumente encontramos nas produções escritas dos alunos surdos o uso inadequado ou até mesmo a omissão de preposições ou outras classes gramaticais. A má aplicação de tempos verbais e gêneros, a escassez ou até mesmo a ausência, de pontuação, é uma característica das produções escritas dos surdos, produzem frases curtas, prejudicando a compreensão, falta desses elementos acaba causando dificuldades para interpretar o texto.

Considerando que o português seja para eles uma segunda língua e assim como para qualquer pessoa aprender uma segunda língua não é tarefa fácil e considerando também que a forma linguística de sua língua materna é baseada em uma junção de palavras sem ligações, isoladas que juntas formam uma frase, o surdo tem nesses textos em especial, usados esses códigos e seguido padrões que já aplicam em sua língua materna, o que explica a falta de algumas classes gramaticais em seus textos, também o recurso a sentenças curtas é uma boa estratégia quando as propriedades de encaixamento e o domínio de conjunções e preposições ainda estão ausentes, pois permite que a estrutura semântica seja coerente.

Os textos analisados são coerentes com aquilo que se pede deles, cada um expõe o seu ponto de vista sobre o assunto abordado, não com o português correto, mais com encaixes que nos levam a entender o que queria ser dito.

Itapipoca, 21 de maio de 2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com