TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metamorfose de Franz Kafka

Por:   •  18/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.143 Palavras (9 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 9

Gregório Samsa era um rapaz saudável, alegre, ativo, motivado, trabalhador, responsável e capaz de cumprir com as suas atribuições de sustentar sua família. Depois de despertar de seus sonhos confusos, Gregor sofre uma metamorfose e se transforma em um inseto horrível, com as costas dura e com inúmeras patas, tudo isso logo no início do livro. Em um belo dia ele acorda e se dá conta que não é mais um homem e sim um inseto gigante. Essa mudança trouxe muitas consequências, uma delas foi à demissão do emprego, com isso teve de parar de custear as despesas de toda a família, foi desprezado, humilhado, deixado de lado, abandonado à própria sorte em seu quarto.

Antes do ocorrido ele era um caixeiro viajante que era obrigado a trabalhar para sustentar a família e pagar uma dívida que tinha da empresa do pai. Gregor vivia para seu trabalho, não tinha tempo para mais nada, acordava e dormia pensando no emprego, era simplesmente um escravo do trabalho, sempre viajando a trabalho, preocupado com a troca de trens e seus horários, empenhado a fazer tudo da melhor maneira, não tinha tempo para as refeições regulares, muito menos para passear e namorar. Sua vida girava em torno do trabalho e do sustento da família.

Grete Samsa era sua irmã, ela era muito jovem, alegre, amedrontada, inocente, infantil e dependente. O seu pai Mr. Samsa era um idoso com sua saúde comprometida, envelhecido, debilitado, abatido, cansado e dependente. Sua mãe Mrs. Samsa também era muito doente, asmática e dependente a Gregor. Existia também uma empregada, três hóspedes e o Chefe do Escritório de Gregor.

A história mostra as relações familiares. Após o pai falir, Gregório é o único da família que tem condições para trabalhar e sustentar seus familiares. Gregor acorda transformado em um inseto gigante e mal consegue se levantar da cama, transtornado não sabe o que fazer diante do acontecido. Gregor era uma pessoa muito responsável com todas as suas obrigações, principalmente com seu emprego, pois sabia que era sua fonte de renda para sustentar seus familiares. Gregor era muito respeitado, pois sozinho custeava todas as despesas, farturas e regalias da sua família. Proporcionava aos pais e a irmã uma vida melhor e estável, com uma boa alimentação, uma moradia decente e aconchegante, uma empregada para as atividades domésticas que fazia com que ninguém precisasse trabalhar. Ele se dedicava totalmente ao emprego para que não corresse o risco de ser dispensado e de ser cobrada a antiga dívida que o senhor Samsa tinha com a empresa.

As coisas mudaram quando ele não teve mais condições de trabalhar e assim custear as despesas e as regalias de toda a família. Seus familiares logo se manifestaram quando se depararam com o primeiro obstáculo: a metamorfose. Eles não souberam lidar com a situação e resolveram esconder o Gregor de tudo e de todos.

Gregório sempre foi um jovem querido, mas passou a ser desprezável e nojento para a sua família, porque eles sentiam vergonha do inseto que ele havia se tornado. O pai começa a sentir raiva, desespero e medo devido ao estado do filho, e o mesmo tempo Gregor começa a sentir incapacitado por não poder mais ajudar a família financeiramente, pois começa a ver seus familiares evitando ele e sentindo nojo. Com isso ele se retrai e se sente rejeitado por sua família, que por causa da sua aparência faz com que todos sintam vergonha do seu novo estado.

Com o passar do tempo a família de Gregor mudou e tiveram que arranjar trabalhos, pois o filho que antes era querido, já não trazia mais dinheiro para casa. Com isso podemos perceber que a família de Gregor passou também pelo que se pode chamar de um processo de mudança como a metamorfose de Gregor, pois saíram da boa vida que tinham para começar a trabalhar e se sustentar. Quando o pai que se dizia doente teve de voltar a trabalhar, a casa teve de ser transformada em uma pensão. A empregada foi demitida e mãe e filha passaram a ajudar nos afazeres da pensão para assim ajudar o custeio das despesas também. As coisas mudaram para todos que moravam naquela casa. Como Gregor não tinha mais serventia nenhuma, eles não o respeitaram mais, o trataram mal e os desprezaram totalmente, pois a partir do momento que houve a metamorfose, ele não estava mais ajudando em nada.

Além de mudarem os seus hábitos diários, mudaram também os sentimentos que tinham pelo filho de amor e carinho por vergonha, medo e desprezo. A família começou a esquecer o filho que antes era muito amado por todos, até a irmã Grete que era a única que lhe levava comida, limpava o quarto e se preocupava com ele, deixou de se preocupar. Quanto mais tempo passava a família só pensava em se livrar de Gregor, pois se tornava cada vez mais um encomodo para todos. Gregor passou de uma vida simples de caixeiro viajante para uma vida sem liberdade e solitária dentro de um quarto, Ele passou a viver angustiado pela sua própria existência,

Gregor levava uma vida em que ficava trancafiado no seu quarto, arrastando-se pelo chão, pelo teto e escondendo por baixo do sofá. Ele passa a ter sentimentos de raiva e indignação pela família e pelo patrão que o explorava e mesmo assim sempre trabalhou motivado e sempre fez tudo da melhor maneira possível.

Gregor mostrou, mesmo depois da metamorfose, possuir bons sentimentos em seu interior, por mais que a sua forma caracterizava um inseto asqueroso, no seu íntimo ele não deixou de ser um ser humano puro e bondoso com sentimentos e emoções, no entanto em vários trechos do livro percebemos a tristeza que o consumia pelo desprezo e abandono de sua família.

Gregor, sempre gostou das músicas tocadas pela irmã e pela ateção que ela dava para ele, diferente do restante dos membros da família. Quando em uma bela noite ele ouviu o som do violino que sua irmã tocava, ele foi conduzido pela emoção e foi deixando se envolver por aquela música que em sua memória e em seu coração o faziam lembrar os momentos alegres e as noites em que passava ao lado de sua família. Todas as vezes que sua irmã tocava o violino para os hospedes da casa, Gregório ficava encantado, até que de uma forma inconsciente ele vai se retirando do seu quarto e vai ao encontro da irmã, pegando de surpresa todos que estavam na sala em especial os hospedes que não ficaram assustados com Gregor, mas sim rindo de toda aquela situação. Ele resolve sair do quarto para olhar a sena que acontecia em sua casa, pois estava inconformado com a sua atual situação, mas seu pai irritado por ele estar observando, joga uma maçã em Gregor que entra em seu corpo e fica agarrado nas suas costas, então Gregório entra para o quarto e sua irmã aconselha aos pais que está na hora de se livrarem daquele grande inseto, pois aquilo não era mais seu irmão e que depois de tantos esforços e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com