TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica de A Metamorfose – Franz Kafka

Por:   •  3/7/2018  •  Resenha  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha Crítica de A Metamorfose – Franz Kafka

Maurício Alex Willms Corrêa1

Sobre o autor

Franz Kafka nasceu em uma família judaica de classe média e falava alemão, natural de Praga, foi um escritor tcheco, formado em direito, autor de romances e conto, escreveu a maioria em seu tempo livre, foi considerado pelos críticos como um dos escritores mais influentes do século XX2.

Franz teve um relacionamento difícil e conturbado com seu pai principalmente3, por fim como sofria de tuberculose acabou falecendo devido às complicações da doença.

A Metamorfose de Franz Kafka

O livro relata o cotidiano de uma família comum, onde num primeiro momento, há plena harmonia e todos se comunicam e possuem suas particularidades como, por exemplo, Gregor Samsa que trabalha e praticamente nutre o sustento de sua família e sua irmã que é violinista.

Tudo ocorria bem até certa manhã que, após um suposto pesadelo, numa cena surpreendente, Gregor acorda transformado, metamorfoseado em um estranho inseto, consequentemente ficando extremamente limitado e ao mesmo tempo não consegue ir trabalhar, sendo assim, sua família lhe procura inclusive seu gerente, este ao fazer isso dá a entender que Gregor está sob um regime opressor em seu trabalho de caixeiro-viajante. Ao verem Gregor nessa situação, a família de Gregor se apavora e com o tempo tentam meios para

[pic 1]

1 Acadêmico do 6° semestre do Curso de Direito na Faculdade da Serra Gaúcha.

2 ROSCHELDO, Renato, Banco de Dados. Disponível em: <http://almanaque.folha.uol.com.br/kafka.htm> Acesso em: 03, Dezembro, 2014.

3 KAFKA, Franz, Carta ao Pai. Disponível em:<http://www.lpm.com.br/livros/imagens/carta_ao_pai.pdf> Acesso em: 03, Dezembro, 2014.


lidar com tal situação, inclusive voltando a trabalhar como no caso de seus pais que são idosos e sua irmã.

Neste ponto, onde particularmente me identifico por situação similar na família, Gregor infelizmente torna-se um fardo para sua família que consequentemente o despreza desde então, temos a situação de sua irmã que não o quer mais ajudar com a limpeza de seu quarto, ao mesmo tempo em que sua família não se importa como Gregor esta se sentindo, já não pensam em sua saúde se esta boa ou mais debilitada ainda e nitidamente o livro mostra a dor sentida por ele ao se encontrar nessa situação.

O livro traz como consequência duma dura realidade atual, onde podemos ver em muitas famílias, pois no caso de idosos e pessoas que possuem uma dependência de seus familiares, com o tempo se sentem como fardos ao se depararem com esta situação onde não são mais úteis para sociedade e sua família, sendo assim desprezados por todos, o que é bem relatado no livro quando num momento traz que Gregor se sente enfurecido com determinadas circunstâncias e até mesmo se entristece com o que está passando. Um exemplo disso marcante é quando Gregor caminha em direção de sua irmã para ouvi-la tocando violino e a mesma a repele com ajuda do pai que atira maçãs em Gregor, onde mostra seu doloroso sentimento ao tentar se arrastar e escapar e não conseguir, devido a uma maçã que literalmente penetrou em suas costas o causando uma sensação de que estivesse pregado no chão, esticando o corpo numa total confusão de todos os sentidos4.

A Metamorfose de Franz Kafka retrata bem como uma pessoa ao ficar dependente ou até mesmo invalidade perante sua família e sociedade, torna-se excluída por todos, remetendo-a assim num mundo escuro de extrema solidão onde predomina o poder, assim demonstrando parte de suas emoções e sentimentos.

Muito importante é notar que quando Gregor se transforma, torna-se desprezível para sua família, e estes tentam a todo tempo se livrar dele, tanto

[pic 2]

4 KAFKA, Franz, 1883-1924. A Metamorfose / Franz Kafka; tradução e posfácio. Modesto Carone. — São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p.38-39.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (166.5 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com