TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PEDAGOGIA E O PEDAGOGO

Dissertações: A PEDAGOGIA E O PEDAGOGO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  1.610 Visualizações

Página 1 de 3

A PEDAGOGIA E O PEDAGOGO

Para compreender melhor o tema pedagogia e pedagogo é preciso apresentar o conceito de pedagogia que é determinada pelo conjunto de conhecimentos que se ocupam pela problemática educativa e pelas diretrizes que orientam o processo educativo. Nas palavras de LIBÂNEO:

“Pedagogia é, então, o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação - do ato educativo, da prática educativa como componente integrante da atividade humana, como fato da vida social, inerente ao conjunto dos processos sociais. Não há sociedade sem práticas educativas.”

Vê-se que a pedagogia se ocupa muito mais do que questões individuais, trata de questões sociais, culturais e outras fontes que são importantes para os individuos.

Para LIBÂNEO a pedagogia diz respeito a:

“uma reflexão sistemática sobre o fenômeno educativo, sobre as práticas educativas, para poder ser uma instância orientadora do trabalho educativo. Ou seja, ela não se refere apenas às práticas escolares, mas a um imenso conjunto de outras práticas.”

Percebe-se que a pedagogia não se restringe apenas na escola, mas também como em todos os lugares onde se possa haver processos educativos.

Para LIBÂNEO, o campo do educativo é muito amplo, ocorrendo em diversos lugares e modalidades como na família, no trabalho, na rua, na fábrica, nos meios de comunicação, na política, na escola. De maneira com que a educação vai muito além de a ensino e a pedagogia além de métodos de ensino, concretizando assim uma diversidade de práticas educativas aflorando várias pedagogias.

O profissional capaz de nortear a pedagogia é o pedagogo que segundo LIBÂNEO é o profissional capacitado em atuar nas variadas instancias da prática educativa, diretamente ligadas ou não à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, objetivando a formação humana previamente definidos no contexto histórico dos mesmos.

Interessante destacar que segundo LIBÂNEO há três tipos de pedagogo que são :

“1) pedagogos lato sensu , já que todos os profissionais se ocupam de domínios e problemas da prática educativa em suas várias manifestações e modalidades, são, genuinamente, pedagogos. São incluídos, aqui, os professores de todos os níveis e modalidades de ensino; 2) pedagogos stricto sensu, como aqueles especialistas que, sempre com a contribuição das demais ciências da educação e sem

restringir sua atividade profissional ao ensino, trabalham com atividades de pesquisa, documentação, formação profissional, educação especial, gestão de sistemas escolares e escolas, coordenação pedagógica, animação sociocultural, formação continuada em empresas, escolas e outras instituições; 3) pedagogos

ocasionais, que dedicam parte de seu tempo em atividades conexas à assimilação e reconstrução de uma diversidade de saberes”

Percebe-se com isso, que a pedagogia prepara o pedagogo para ser um profissional capacitado em atender de vários modos as querências da educação, seja como docentes, como gestor, ou mesmo como orientador em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com