TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRAGA DO PLAGIO

Por:   •  23/11/2018  •  Resenha  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do artigo: A praga do plágio estudantil acadêmico

Salvador

2016

 Resenha do artigo: a praga do plágio estudantil acadêmico

Autor: Prof. Dr. Richard Romancini


O artigo a praga do plágio estudantil acadêmico do prof. dr. Richard Romancini faz um relato sobre o aumento do plágio no meio acadêmico. Sendo uma problemática nos dias atuais com o advento da tecnologia e a facilidade de informações o plágio acarreta seríssimas consequências, para os estudantes, professores bem como para a educação brasileira.

Na introdução basicamente o autor começa fazendo um relato que ouviu de uma estudante em uma reunião científica com a preocupação da constante prática do plágio nos dias atuais, e a necessidade de ser mais discutido e trabalhado pelos professores com seus alunos.  Para o autor os motivos mais comuns que levam a pessoa a copiar e colar algo que não é seu, e escrever como autoria própria podem ser a falta de conhecimento do estudante, que é oriundo da educação brasileira defasada, leigas no assunto por simples inocência, ou por vontade própria.

O autor também faz uma crítica, que apesar de alguns professores estarem preocupados e atentos na identificação dessa prática nos trabalhos acadêmicos, ainda assim existe o descaso, a falta de vontade, e o desinteresse de muitos docentes em trabalhar essa problemática nas salas de aulas. Por fim o autor define o que é plágio e faz uma diferenciação na relação de citação versus plágio.

O conteúdo abordado é uma ótima oportunidade de leitura e aprendizado tanto para nós estudantes, como para os professores. Fica claro pelo autor a necessidade do tema ser mais abordado nas universidades, escolas, eventos científicos, com o intuito de disseminar esse conhecimento com a finalidade de   conscientizar sobre a dimensão do problema que é plagiar, e assim essa pratica seja cessado em todo meio acadêmico, pois na realidade a pessoa mais prejudicada com essa prática, são os estudantes, que deixam de produzir algo que é seu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com