TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção Textual Interdisciplinar Individual

Por:   •  18/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.711 Palavras (7 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ – UNOPAR

LETRAS

        

MARINA CARMEN GERÇOSSIMO DA SILVA

Produção Textual Interdisciplinar Individual - PTI

Congonhas

2022

Marina Carmen Gerçossimo da Silva

Produção Textual Interdisciplinar Individual - PTI

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná, Curso de Letras como exigência para a disciplina de Atividades Interdisciplinares, para obtenção de créditos.

Congonhas

2022

1 INTRODUÇÃO

Este estudo vem apresentar uma reflexão acerca do uso da pedagogia de multiletramentos, em específico o uso do gênero podcast.

Tem como objetivos gerais, a partir da bibliografia exigida, compreender o que é a pedagogia de multiletramentos e sua prática no ambiente escolar, bem como a compreensão, analise do uso de podcasts como ferramenta de ensino e reflexão do papel do professor como mediador entre alunos e novas tecnologias.

Como objetivo específico, temos a criação de um plano de ensino que visa apresentar aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II esse gênero aplicando-o no ensino da Língua Inglesa tendo como alvo o eixo da oralidade aliado a leitura literária.

2 DESENVOLVIMENTO

Primeiramente, será apresentado um breve referencial teórico sobre as práticas de multiletramentos, as propostas de ensino de Língua Estrangeira e Literatura e em seguida a apresentação de um plano de ensino baseado nesses preceitos.

2.1 Fundamentação

No mundo atual toda informação circula de forma rápida e massiva graças às tecnologias que tornam o conhecimento cada dia mais acessível e suas mais variadas formas.

A escola deve acompanhar a evolução dessas tecnologias buscando formar sujeitos capazes de consumir, de maneira global, essas informações de maneira crítica e cabe ao professor mediar as interações entre aluno, tecnologia e informação dentro do ambiente escolar.

Para isso as práticas de multiletramentos precisam ser parte do dia a dia e das dinâmicas escolares. Assim, para entender melhor a pedagogia dos multiletramentos:

O termo multi aponta para dois campos que se faziam urgentes pensar, a saber: 1) sobre as múltiplas linguagens cada vez mais latentes diante do novo contexto tecnológico emergente; e 2) a respeito das múltiplas culturas e línguas cada vez mais hibridizadas devido ao contexto de globalização sociocultural e econômica, que estreitavam – e ainda estreitam – os processos de tradução cultural. (SANTOS, 2020, p.3)

A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) mostra a importância do uso das novas linguagens na escola que contemplam a globalização sociocultural acima citada, como podemos ver em:

(EF09LI12) Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on-line, fotorreportagens, campanhas publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo local ou global, que revelem posicionamento crítico.

(EF09LI13) Reconhecer, nos novos gêneros digitais (blogues, mensagens instantâneas, tweets, entre outros), novas formas de escrita (abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números, pictogramas, símbolos gráficos, entre outros) na constituição das mensagens. (BRASIL, 2017, p. 263)

Assim sendo um dos gêneros que vem se despontando no campo do ensino, principalmente no contexto da pandemia de COVID-19 foi o podcast, um formato tecnológico de fácil acesso que pode ter grande contribuição no desenvolvimento do aprendizado da Língua Estrangeira. O podcast é uma tecnologia diferenciada a serviço do ensino como podemos ver em:

A tecnologia podcast é um recurso digital da web 2.0 que permite o download de arquivos em áudio em diferentes formatos. Pesquisas sobre o uso de podcasts na educação, afirmam que o que diferencia o podcast de um simples arquivo de áudio disponível na Internet é o Real Simple Syndication 2.0 (RSS 2.0), pois é o feed RSS que proporciona ao usuário da Internet receber informações atualizadas sem a necessidade de visitar os sites um a um. (REIS, GOMES, LINCK, 2012, p. 5)

Podemos concluir, portanto que o formato podcast condensa informações importantes ao interlocutor sem que este precise acessar diversas fontes para encontrar os dados dos quais precisa.

Quanto a Importância do podcast no estudo da Língua Inglesa se dá pela possibilidade do contato direto com o eixo da oralidade de uma forma mais dinâmica em comparado com outros gêneros. Outro aspecto importante a ser observado é a facilidade com a qual o aluno pode encontrar essa tecnologia por meio da internet. Hoje existem vários canais que proporcionam o contato com o Inglês através de diversas plataformas no formato podcast e vários são os aspectos da Língua abordados por ele. Vocabulário, gramática, conversação, literatura são alguns dos tópicos abordados por diversos locutores de múltiplos canais que tem a Língua Inglesa como nicho. Mediar o contanto do aluno com essa ferramenta tão atual é papel do professor e da escola. Joseane Matias corrobora:

Quanto ao consumo de Podcasts para a educação, o potencial está na ampla divulgação das informações por meio dessa mídia e na possibilidade de ir e voltar aos episódios tantas vezes quanto for necessário para a aprendizagem ou discussão de determinado conteúdo. (MATIAS, 2020, p.308)

Cabe ao professor essa mediação e este deve buscar formação acerca do assunto, compreender sua importância no cenário atual, compreender como produzi-lo e utilizar esse recurso no seu dia a dia de forma que, ao aborda-lo em sala de aula, tenha domínio sobre a utilização do mesmo.

O Plano de Ensino no item subsequente traz em seu bojo estas reflexões e busca exemplificar de forma prática como esse recurso pode tornar a educação mais rica, moderna e acessível.

Em linhas gerais, o plano propõe aos alunos conhecer ou identificar este gênero, analisar como ele pode ser uma relevante ferramenta no ensino de Língua Inglesa e conhecer o percurso da produção de um podcast, desde a escolha do tema, a confecção do roteiro, a gravação, edição e conclusão.

        É importante salientar que este tipo de projeto não visa avaliar a fluência do aluno na Língua Inglesa, mas sim abordar o eixo da oralidade, muitas vezes colocado em segundo plano no estudo de Línguas Estrangeiras no ensino regular, de uma forma mais atual e em acordo com a realidade m dos alunos em razão do massivo consumo de tecnologias da sociedade contemporânea. Também é foco deste projeto a efetivação da pedagogia dos multiletramentos, que urge ser implementada de forma definitiva no nosso sistema de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com