TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reforma Ortográfica

Por:   •  3/8/2021  •  Artigo  •  3.857 Palavras (16 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Rodovia BR 470, km 71, n° 1.040, Bairro Benedito Caixa postal n° 191 - CEP: 89.130-000. lndaial-SC Fone: (0xx47) 3281-9000/3281-9090

Home-page: www.uniasselvi.com.br

Curso de Nivelamento de Reforma Ortográfica

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Organização Cláudia Suéli Weiss Luciana Fiamoncini Patricia Maria Matedi

Reitor da UNIASSELVI

Dieter Dieter Sergei Sardelli de Paiva

Pró-Reitora de Ensino de Graduação a Distância

Profª. Elisa Maria Assis

Pró-Reitor Operacional de Ensino de Graduação a Distância

Prof. Hermínio Kloch

Diagramação e Capa

Davi Phelippe Bloedorn

Revisão:

Diógenes Schweigert Harry Wiese

José Rodrigues Marina Luciani Garcia[pic 4]

Todos os direitos reservados à Editora Grupo UNIASSELVI - Uma empresa do Grupo UNIASSELVI Fone/Fax: (47) 3281-9000/ 3281-9090

Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011.

Proibida a reprodução total ou parcial da obra de acordo com a Lei 9.610/98.[pic 5]

[pic 6] A PRESENTAÇÃO[pic 7]

Estamos apresentando a você um estudo sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Nesta primeira etapa, você está sendo orientado a como proceder para realizar seu curso. O curso será ministrado através do estudo da apostila e a fixação de conteúdos, por meio de objetos de aprendizagem.

A segunda etapa de nosso curso será um breve apanhado sobre a história da reforma e novo alfabeto. Passaremos por um interessante estudo do alfabeto através dos tempos e veremos alguns dos principais acordos ortográficos firmados em diversos períodos.

Na terceira etapa, as mudanças na acentuação serão o enfoque. Este é um dos temas que mais causa dúvidas no novo acordo ortográfico, por isso está exposto de forma simples e breve, para que você compreenda com maior facilidade.

Nosso nivelamento continua com a quarta etapa, que trata da hifenização. O uso do hífen, o que foi modificado e o que continua sendo utilizado. Na quinta e última etapa, abordaremos o uso do trema, sendo que este foi abolido da língua portuguesa, exceto em nomes que derivam de palavras estrangeiras.

Na sexta etapa, você fará uma avaliação para fixar o que foi estudado. Esperamos ter contribuído para o aprimoramento dos seus conhecimentos.

As autoras!

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10][pic 11]

Olá, acadêmico(a)! Estamos começando mais uma jornada de estudos. A partir daqui, daremos início ao estudo sobre a nova ortografia da nossa língua, proposta pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009, 18 anos após sua elaboração. O objetivo desta apostila é apresentar a você, acadêmico, as principais mudanças que ocorreram em nossa língua, tais como acentuação, hifenização, mudanças no alfabeto e uso do trema, com o intuito de facilitar a elaboração e a compreensão textual.[pic 12]

Então, caro(a) acadêmico(a), vamos lá?

Antes de iniciarmos os nossos estudos efetivamente, gostaríamos de apresentar uma crônica interessante e divertida, de Elida Kronig, sobre a reforma ortográfica. Boa leitura!

[pic 13]

A crônica: Como será daqui pra frente?

Elida Kronig.

“Estive vendo as novas regras da ortografia. Na verdade, já tinha esbarrado com elas trilhares de vezes, mas apenas hoje que as danadas receberam uma educada atenção de minha parte. Devo confessar que não foi uma ação espontânea. Que eu me lembre, desde o ano retrasado que uma amiga me enche o saco para escrever a respeito.[pic 14]

O faço com a esperança de que diminua o volume de e-mails e torpedos que ela me envia. Em suma, que as novas regras ortográficas a mantenham sossegada por um bom tempo.

Cai o trema! Aliás, não cai... Dá uma tombadinha. Linguiça e pinguim ficam feios sem ele, mas quantas pessoas conhecemos que utilizavam o trema a que eles tinham direito? Essa espécie de “enfeiação” já vinha sendo adotada por 98% da população brasileira.

Resumindo, continua tudo como está. Alfabeto com 26 letras? O K e o W são moleza para qualquer internauta, que convive diariamente com Kb e Web qualquer coisa. A terceira nova letra de

[pic 15]nosso alfabeto tornou-se comum com os animes japoneses, que tem a maioria de seus personagens e termos começando com y. Esta regra tiramos de letra.

O hífen é outro que tomba, mas não cai. Aquele tracinho no meio das vogais, provocando um divórcio entre elas, vai embora. As vogais agora convivem harmoniosamente na mesma palavra. Auto-escola cansou da briga e passou a ser autoescola, auto-ajuda adotou autoajuda.[pic 16]

Agora, pasmem! O que era impossível tornou-se realidade. Contra-indicação, semi-árido e infra-estrutura viraram amantes, mais inseparáveis que nunca. Só assinam contraindicação, semiárido e infraestrutura. Quem será o estraga-prazer a querer afastá-los?

Epa! E estraga-prazer, como fica? Deixa eu fazer umas pesquisas básicas pela Internet. Huuummm... Achei! Essas duas palavrinhas vivem ocupadíssimas, cada uma com suas próprias obrigações.

Explicam que a sociedade entre elas não passa de uma simples parceria. Nem quiseram se prolongar no assunto. Para deixar isso bem claro, vão manter o traço.

[pic 17]

Na contra-mão, chega um paraquedista trazendo um paralama, um parachoque e um parabrisa - todos sem tracinho. Joguei tudo no porta-malas pra vender no ferro-velho. O paraquedista com cara de pão de mel ficou nervoso. Só acalmou quando o banhei com água-de-colônia numa banheira de hidromassagem. Então os nomes compostos não usam mais hífen? Não é bem assim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (961.4 Kb)   docx (412.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com