TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade de risco e responsabilidade socioambiental

Por:   •  7/6/2018  •  Abstract  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADES DE ENGENHARIA
DE PRESIDENTE PRUDENTE

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

COLOQUE O NOME DO TRABALHO PRINCESA

LOANA DE OLIVEIRA QUEIROZ

Presidente Prudente - SP

2017

1 INTRODUÇÃO

Presente em todos os âmbitos da indústria, os produtos químicos hoje são essenciais para a sobrevivência e manutenção do homem, tanto na agricultura, como no consumo diário, sendo obtidos principalmente por intermédio de matérias primas fosseis, entretanto, a utilização de insumos renováveis vêm tomando espaço dentro do processo de produção.

A cada virada de década, vemos que se torna ainda mais essencial a produção de produtos químicos, pois sem este artificio declaradamente a vida do ser humano seria mais curta, haveria menos prazer, seria muito menos agradável e em muitos sentidos menos saudável, podemos dizer que até mesmo mais arriscada e por consequência pior.

A produção química tem um vasto portfólio de produtos e também de materiais utilizados, sempre condizentes com o setor em que se deve ser utilizados dentro contexto industrial. Dentre estes, vários pontos obtém destaque, como vacinas e remédios utilizados para manter a saúde do homem ou até mesmo de animais e plantas que no caso utilizam fertilizantes, outros produtos são utilizados para conservar alimentos, proteger casas como as tintas e tantos outros, combustíveis, produtos de beleza, para vestuário, entre outros

Para que esses materiais possam ser fabricados, destacam-se algumas matérias primas: as necessárias para fabricação de embalagens e garrafas PET (politereftalato de etileno), as fibras sintéticas que são utilizadas para produzir roupas e produtos de cama, mesa e banho como náilon e poli- éster, os fármacos que são utilizados para produção de medicamentos, os solventes e resinas para fabricação de tintas, e o polietileno e policloreto de vinila utilizados para produzir brinquedos e utensílios domésticos. Juntamente a estes, existem outros produtos que são utilizados para melhorar a qualidade da água em indústrias, para tratar agua no pós-uso das residências, e também para um melhor aproveitamento da energia advinda por intermédio Solar ou eólica.

  Outros produtos da indústria química são os usados para purificar a água, para tratar efluentes domésticos e industriais e até para permitir o melhor aproveitamento da energia do Sol e dos ventos.

Grandes partes dos países ainda se apoiam claramente na produção de produtos químicos, porem de forma tecnologicamente obsoleta e com processos ultrapassados, com gasto exagerado de energia elétrica. Entretanto, vemos que a  indústria química se posiciona como um dos pontos mais  enérgicos dentro das economias industriais, gerando alta demanda, tanto diretamente como de forma indireta, ou seja, tanto através de produtos como através de insumos.

De acordo com Johnson (1998), atualmente a importância do setor químico traz realmente uma “era química”, tendo por diferencial o empenho para desenvolvimento desenfreado de novas substancias e tecnologias para inovação, sempre afrente dos demais setores.

Neste ponto, vemos que o crescimento da indústria química se deve a mudança também do meio social do século XX, pois os elementos químicos também deram suporte ara essas transformações firmadas neste século (Clow, 1992). Podemos também citar que neste período, o sucesso da indústria química teve grande valia pois gerava sempre novos produtos, assim como também um mercado que suportasse tendo demanda suficiente para absorvê-los ( Demajorovic, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (55.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com