TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia ou Metodologia

Por:   •  5/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: LETRAS/INGLÊS

Disciplinas norteadoras: Atividades Complementares; Psicologia Da Educação e Teorias Da Aprendizagem; Redes Sociais e Comunicação; Educação a Distância; Didática; Língua Brasileira De Sinais; Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

VIVIANE LIMA CABRAL DE OLIVEIRA

RA 1299150662

DESAFIO PROFISSIONAL

NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA: Raquel Espindola Coelho

JUARA/MT

22/11/2017

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo analisar e refletir a metodologia empregada em sala de aula diante do avanço da tecnologia, tendo como base a falta de preparo de alguns profissionais da educação em relação ao uso das diferentes tecnologias. As tecnologias promovem a interação e interliga as pessoas com o mundo, estando cada vez mais presente no cotidiano. Ao associá-las à educação proporciona aos professores novas formas de ensinar, possibilitando que os mesmos se libertem de métodos de ensinos pautados em memorização e transmissão de informações. Sendo assim, não basta apenas inserir ferramentas tecnológicas nas escolas, é preciso capacitar os profissionais de educação para possibilitar uma melhor utilização dessas ferramentas.

DESENVOLVIMENTO

A tecnologia é tão antiga quanto o homem, desde a antiguidade já se fazia uso da tecnologia. Tudo que está ao nosso alcance e serve para nos auxiliar no trabalho e em nossa vida envolve tecnologia. Nesta visão, considera-se que a tecnologia envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas, fruto de idéias que surgiram no passado e que ao longo do tempo foram modificadas, atualizadas e aprimoradas, visando à facilitação e o uso de incrementos na vida do ser humano. Ela pode ser classificada em três tipos: tecnologia física (instrumentos materiais), tecnologia simbólica (linguagem humana), tecnologia organizada (o modo de se relacionar com o mundo).

Equivocadamente a tecnologia acaba sendo confundida com a informática, idéia que vem sendo reforçada por muitos professores. O uso de aparelhos e recursos tecnológicos é essencial e facilita o trabalho do professor, tornando a aula mais atualizada, atrativa e proveitosa.

A informática é a ciência que se dedica ao tratamento da informação, mediante o uso de computadores e demais dispositivos de processamentos de dados.  Se origina de duas palavras: informação e automática. INFOR de informática e MÁTICA de automática, assim vimos, o significado de informática, que quer dizer informação automática.  A informática para atender seus fins, faz uso da tecnologia, ou seja, a informática não é a tecnologia, no entanto é possuidora de tecnologia.

O mundo está em constante processo de modernização, por isso, é preciso que o método de ensino seja modificado. Atualmente os alunos querem desenvolver o conhecimento juntamente com o professor, diferente de antigamente onde o ensino era transmissivo.

Em sala de aula trabalha-se com dados, informações e conhecimento. Os dados podem ser definidos como uma sucessão de fatos brutos, que não foram organizados, processados, relacionados, avaliados ou interpretados, representando apenas partes isoladas de eventos, situações ou ocorrências.

A informação é composta por um conjunto de dados, organizados entre si passando a dar sentido/significado a partir da compreensão dos fatos. Dessa forma podemos dizer que a informação é o resultado do processamento de dados.

O conhecimento é a informação organizada de modo que possa ser utilizada significativamente no dia a dia através da aprendizagem.  Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, vai além de informações, pois também tem uma aplicação.

O trabalho da escola deve ir além do trabalho com dados, informação e conhecimento. O professor deve trabalhar com o intuito de despertar a inteligência, visando uma aprendizagem significativa, ou seja, formar cidadãos que saibam fazer uso dos conhecimentos obtidos na sala de aula em seu cotidiano.

Inteligência é um conjunto que forma todas as características intelectuais de um indivíduo, ou seja, a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar. O termo inteligência faz referência à capacidade de escolha de um indivíduo entre as várias possibilidades ou opções que lhe são apresentadas.

A aprendizagem ocorre quando há uma assimilação ativa ou uma apropriação de conhecimentos e demais habilidades. Para que haja uma aprendizagem significativa, o professor deve refletir sobre suas práticas em sala de aula, buscar inovações com o objetivo de tornar suas aulas mais atrativas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (215.6 Kb)   docx (212.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com