TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia ou Metodologia

Por:   •  5/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: LETRAS/INGLÊS

Disciplinas norteadoras: Atividades Complementares; Psicologia Da Educação e Teorias Da Aprendizagem; Redes Sociais e Comunicação; Educação a Distância; Didática; Língua Brasileira De Sinais; Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

VIVIANE LIMA CABRAL DE OLIVEIRA

RA 1299150662

DESAFIO PROFISSIONAL

NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA: Raquel Espindola Coelho

JUARA/MT

22/11/2017

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo analisar e refletir a metodologia empregada em sala de aula diante do avanço da tecnologia, tendo como base a falta de preparo de alguns profissionais da educação em relação ao uso das diferentes tecnologias. As tecnologias promovem a interação e interliga as pessoas com o mundo, estando cada vez mais presente no cotidiano. Ao associá-las à educação proporciona aos professores novas formas de ensinar, possibilitando que os mesmos se libertem de métodos de ensinos pautados em memorização e transmissão de informações. Sendo assim, não basta apenas inserir ferramentas tecnológicas nas escolas, é preciso capacitar os profissionais de educação para possibilitar uma melhor utilização dessas ferramentas.

DESENVOLVIMENTO

A tecnologia é tão antiga quanto o homem, desde a antiguidade já se fazia uso da tecnologia. Tudo que está ao nosso alcance e serve para nos auxiliar no trabalho e em nossa vida envolve tecnologia. Nesta visão, considera-se que a tecnologia envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas, fruto de idéias que surgiram no passado e que ao longo do tempo foram modificadas, atualizadas e aprimoradas, visando à facilitação e o uso de incrementos na vida do ser humano. Ela pode ser classificada em três tipos: tecnologia física (instrumentos materiais), tecnologia simbólica (linguagem humana), tecnologia organizada (o modo de se relacionar com o mundo).

Equivocadamente a tecnologia acaba sendo confundida com a informática, idéia que vem sendo reforçada por muitos professores. O uso de aparelhos e recursos tecnológicos é essencial e facilita o trabalho do professor, tornando a aula mais atualizada, atrativa e proveitosa.

A informática é a ciência que se dedica ao tratamento da informação, mediante o uso de computadores e demais dispositivos de processamentos de dados.  Se origina de duas palavras: informação e automática. INFOR de informática e MÁTICA de automática, assim vimos, o significado de informática, que quer dizer informação automática.  A informática para atender seus fins, faz uso da tecnologia, ou seja, a informática não é a tecnologia, no entanto é possuidora de tecnologia.

O mundo está em constante processo de modernização, por isso, é preciso que o método de ensino seja modificado. Atualmente os alunos querem desenvolver o conhecimento juntamente com o professor, diferente de antigamente onde o ensino era transmissivo.

Em sala de aula trabalha-se com dados, informações e conhecimento. Os dados podem ser definidos como uma sucessão de fatos brutos, que não foram organizados, processados, relacionados, avaliados ou interpretados, representando apenas partes isoladas de eventos, situações ou ocorrências.

A informação é composta por um conjunto de dados, organizados entre si passando a dar sentido/significado a partir da compreensão dos fatos. Dessa forma podemos dizer que a informação é o resultado do processamento de dados.

O conhecimento é a informação organizada de modo que possa ser utilizada significativamente no dia a dia através da aprendizagem.  Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, vai além de informações, pois também tem uma aplicação.

O trabalho da escola deve ir além do trabalho com dados, informação e conhecimento. O professor deve trabalhar com o intuito de despertar a inteligência, visando uma aprendizagem significativa, ou seja, formar cidadãos que saibam fazer uso dos conhecimentos obtidos na sala de aula em seu cotidiano.

Inteligência é um conjunto que forma todas as características intelectuais de um indivíduo, ou seja, a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar. O termo inteligência faz referência à capacidade de escolha de um indivíduo entre as várias possibilidades ou opções que lhe são apresentadas.

A aprendizagem ocorre quando há uma assimilação ativa ou uma apropriação de conhecimentos e demais habilidades. Para que haja uma aprendizagem significativa, o professor deve refletir sobre suas práticas em sala de aula, buscar inovações com o objetivo de tornar suas aulas mais atrativas. 

O uso de recursos tecnológicos em sala de aula é essencial para que a aula seja atualizada, porém torna-se necessário observar a realidade da escola. Muitas vezes não são oferecidas condições de trabalho, causando impossibilidades de mudanças.

O diferencial na aprendizagem não está na quantidade de tecnologia que a escola possui, mas na forma como o professor emprega o uso da mesma. A tecnologia deve ser utilizada como um meio para facilitar a aprendizagem e não como um fim no processo educacional. Desse modo o educador deve ter em suas ações eficiência e eficácia, seguindo os passos adequados para uma boa ação educativa com o intuito de trazer resultados à prática pedagógica, demonstrando que seus alunos aprenderam de forma significativa, anexando esses conhecimentos em seu dia a dia, os levando para o resto de suas vidas.

Tecnologia ou Metodologia

Os profissionais da educação enfrentam um grande desafio no século XXI, pois as inovações tecnológicas se fazem presente em todos os âmbitos da sociedade cada vez mais. Grande parte dos professores são imigrantes digitais, ou seja, não nasceram na era digital, mas precisam introduzir as novas tecnologias em seu cotidiano. Enquanto que seus alunos são nativos digitais, ou seja, já nasceram num ambiente envolvido pela tecnologia e em grande parte dominam o uso da tecnologia.

Observa-se que muitas vezes a tecnologia é confundida com a informática, sendo esse pensamento intensificado por muitos professores, que associam o uso da tecnologia vinculado ao mundo da informática, não diferenciando que todo instrumento usado com a finalidade de provocar melhoria da qualidade dos serviços e do aprimoramento da ação humana é considerado uma tecnologia.

O mundo está em constante processo de modernização, por isso, o profissional do futuro precisa saber fazer uso das novas tecnologias. Algumas tecnologias permeiam o trabalho pedagógico, tais como: o livro, o lápis, o giz, a lousa, o retroprojetor, o projetor de slides, etc. Mais recentemente e mais evoluídos temos: os computadores, e-books, as esferográficas, a lousa digital, os projetores de multimídia, os sites da internet, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (215.6 Kb)   docx (212.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com