TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Variação Linguística

Por:   •  1/5/2023  •  Resenha  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 4

Variação linguística

Em primeiro lugar é necessário esclarecer o que é linguística.

Por definição linguistíca é a ciência que estuda uma língua e, por consequência, tudo o que se relaciona com esse assunto, no caso da variação linguística ela é estudada pela sociolinguística .

A variação linguística, como o próprio nome já diz, trata de uma variante, algo que fugiu aos padrões pré estabelecidos, neste caso, pela comunidade falante e detentora dos conhecimentos referente à linguagem e comunicação e a determinação das regras existes e vigentes na gramática ou da norma culta.

A variação linguística ocorre porque a língua é algo que esta em constante movimento; muda conforme a época, o local em que é falada por quem fala, entre outros motivos.

A gramática normativa existe e serve para garantir que a comunidade saiba onde consultar caso haja alguma dúvida a respeito do uso correto da língua, tanto na fala quanto na escrita. Normalmente a gramática é consultada principalmente  quando o assunto é a escrita. Quando o assunto é a fala, o que acontece é a discriminação, ou preconceito linguístico. Isso ocorre quando um falante usa de maneira diferenciada algum termo ou expressão da nossa língua para tornar sua comunicação mais efetiva para seu ouvinte. Neste caso outro falante conhecedor da língua quando se deparar com essa situação vai entender que houve negligência com o uso da língua, provavelmente não levará em conta que mais importante do que falar corretamente é ser entendido por seu ouvinte, tendo uma comunicação efetivamente válida.

Em nosso país isso ocorre de forma muito comum por se tratar de um país enorme, com uma diversidade linguística realmente expressiva, pois cada região possui um sotaque diferenciado das demais, isso também ocorre entre estados que, mesmo fazendo parte da mesma região, possuem características bem peculiares, no caso de São Paulo e Rio de Janeiro, são vizinhos e possuem uma grande variação de sotaques, inclusive palavras diferentes para a mesma situação, algo muito regional.

O fato que a maioria desconhece ou não faz ideia é que isso existe também em outros países e também com outros idiomas e que cada idioma possui outras tantas variações e, em alguns casos, essas variações podem até ser consideradas dialetos regionais, que são utilizados por grupos bem fechados, para a comunicação somente entre as pessoas de seu próprio grupo.

Por se tratar de algo abrangente esse tema é dividido e as variantes são divididas em grupos para facilitar o reconhecimento de cada tipo específico de cada uma delas.

Tipos de variações

  • Variação Geográfica ou diatópica: é quando ocorre a variação regional, ou seja quando  uma palavra é usada com outro significado, ou quando um significado possui mais de uma palavra para ser reconhecido, levando-se em conta o local de pronunciamento da palavra; por exemplo, a palavra bicha em Portugal tem o mesmo significado da palavra fila em português brasileiro, temos aqui uma variação regional.
  • Variação Diacrônica: é quando ocorre a mudança na forma de escrever a mesma palavra em diferentes épocas essas mudanças podem ser na escrita, na pronúncia, no significado, e é mais facilmente percebida com o passar do tempo, pois as mudanças demoram para serem estabelecidas como algo aceitável perante a comunidade falante, o exemplo mais comum dessa variante é a palavra Vossa Mercê, que com o passar do tempo houve declínio das letras até se chegarmos em Você.
  • Variação Social ou Diastrática: é quando ocorre mudanças na língua por motivos sociais, entre eles estão principalmente a condição social, a escolaridade, a faixa etária, a profissão. Mas também podemos incluir questões relacionadas à idade, gênero, identidade étnica e profissão.
  • Variedade Diafásica: é quando ocorre mudanças na língua devido ao nível de formalidade ou a situação em que se encontra o falante, neste caso é muito comum principalmente em locais onde o falante pode precisa usar termos mais simples, por exemplo em uma reunião de família, os falantes não precisam usar expressões da norma culta para que aconteça a comunicação entre eles.

As variedades linguísticas coexistem dentro das comunidades, porém, os falantes tendem a atribuir a elas uma hierarquia de valores em função do valor social daqueles que as usam. Assim, o valor atribuído a cada variedade linguística é reflexo do poder que seus falantes têm nas relações econômicas e sociais. Diz-se de uma variedade prestigiada como sendo aquela socialmente mais valorizada. Isso é resultado de uma atitude social perante a língua. A variedade prestigiada é selecionada dentre os modos de falar de uma determinada região e, em geral, pertence aos grupos dominantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com