TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ventilação natural como estratégia para o conforto térmico em edificações

Por:   •  8/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÃO 1: O resumo acadêmico abaixo foi elaborado como parte estrutural de um artigo científico e apresenta um total de 168 palavras.

  1. Faça um comentário de, no máximo, 5 linhas sobre a estrutura e a composição do resumo acadêmico, a partir da análise desse resumo.
  2. Identifique nele as partes que o compõem (tema, objetivo, justificativa, metodologia, resultados e conclusão).
  3. Sintetizá-lo de modo a atender o limite de extensão previsto para comunicações breves.

RESUMO

SOUZA, H. A.; RODRIGUES, L. S. Ventilação natural como estratégia para o conforto térmico em edificações. Rem: Rev. Esc. Minas. Ouro Preto, v. 65, n. 2, jun. 2012. Disponível em:

ng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 26 ago. 2014.

Uma circulação natural de ar adequada dentro de um ambiente construído, além de auxiliar na diminuição do gradiente térmico, contribui para a renovação do ar interno. Este, dependendo do perfil de ocupação do ambiente, pode ser prejudicial à saúde. Uma circulação natural pode se constituir em uma alternativa eficiente na redução do consumo de energia no condicionamento de edificações. Nesse trabalho, estuda-se a ventilação natural, dirigida pela ação combinada das forças do vento e térmicas num ambiente. Avalia-se a eficiência da ventilação unilateral e cruzada, utilizando-se o método numérico de elementos finitos, por meio do software ANSYS. O modelo numérico é utilizado na determinação dos efeitos das forças do vento e das forças térmicas combinadas, obtendo-se o fluxo de ar e a distribuição de temperatura dentro do ambiente. Os resultados obtidos são comparados com resultados de modelos empíricos, observando-se que a eficiência da ventilação cruzada fica em torno de 3,5 vezes maior do que a ventilação unilateral, aumentando os vórtices no fluxo de ar no interior do ambiente.

Palavras-chave: Ventilação natural. Conforto térmico. Solução numérica.

Vermelho: Justificativa      Verde: Tema        Rosa: Objetivo     Azul: Metodologia       Roxo: Resultados

QUESTÃO 2: O resumo abaixo foi redigido sem o objetivo. Formule um objetivo para ele.

RESUMO

BRINGHENTI, J. R.; GUNTHER, W. M. R. Participação social em programas de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos. Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2011, vol.16, n.4, pp. 421-430.

A efetividade de programas de coleta seletiva requer necessariamente o envolvimento dos cidadãos. Entrevistas realizadas com diferentes grupos populacionais do município de Vitória (ES), empregando metodologia qualitativa e a estratégia do Discurso do Sujeito Coletivo, apontam que a participação voluntária da população nos programas de coleta seletiva é baixa, mas que pode aumentar em longo prazo. A adequação da estrutura operacional implantada para dar suporte ao programa de coleta seletiva e a existência de ações continuadas de divulgação, mobilização e informação são fatores facilitadores. A falta de divulgação dos resultados, a acomodação e o desinteresse da população, o descrédito relativo às ações oriundas do poder público, e a falta de espaço, nas residências para armazenar os resíduos recicláveis, dentre outros, são fatores que dificultam a participação na coleta seletiva.

Palavras-chave: Resíduos sólidos urbanos. Coleta seletiva. Participação social. Gerenciamento de resíduos sólidos. Pesquisa qualitativa.

Levantar/identificar os fatores negativos que dificultam a participação da população na coleta seletiva [...].

Compreender os impactos dos fatores negativos da não participação da população na coleta seletiva.

Propor reflexão por meio da apresentação dos dados deste trabalho, a fim de melhorar a participação [...].

QUESTÃO 3: Com base nos dados abaixo, elabore um resumo acadêmico de até 100 palavras.

Tema: Estudo prático comparativo/avaliativo da usabilidade de locais noticiosos e de venda de livros na internet.

Justificativa: Crescimento das atividades de e-commerce.

Objetivo: Caracterizar a facilidade de utilização de sites nacionais.

Metodologia: Pesquisa quantitativa, de campo. Experiência limitada a quatro sites e 130 utilizadores. Aplicação de questionário composto por 25 questões fechadas. Tabulação e análise dos dados.

Resultados e conclusão: Identificação de uma surpreendente quantidade de problemas de usabilidade em cinquenta por cento dos locais estudados, mesmo naqueles com excelente reputação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (156 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com