TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violência vivenciada na sociedade afeta de alguma forma as mulheres

Por:   •  18/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.584 Palavras (11 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 11

LINHAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO

Elaboração

Profa. Esp. Neusa Haubert

O PROJETO é composto por:

CAPA (a professora vai fazer)

FOLHA DE ROSTO (a professora vai fazer)

SUMÁRIO (a professora vai fazer)

INTRODUÇÃO (Último a ser feito no trabalho)

Não apenas introduz o tema, mas o trabalho todo, por isso deve ser estruturado após o trabalho pronto.

EXEMPLO DE INTRODUÇÃO

A violência vivenciada na sociedade afeta de alguma forma as mulheres, se por um longo período de tempo as “Alices” eram somente vítimas desta realidade, atualmente, são algozes, seja no caso de roubo; sequestro; latrocínio e, especialmente, tráfico de entorpecentes. A luz do entendimento de Carvalho e Jesus (2012) o número de mulheres entre a população carcerária no Brasil vem crescendo gradativamente na última década.

Não tem este estudo o escopo pretensioso de identificar todos os fatores que levam as pessoas a entrar para a criminalidade, mas sim, enfatizar os reais motivos para as “Alices” participarem do tráfico de entorpecentes que é um dos crimes responsáveis pelo maior volume de violência no Brasil, independente do nível sociocultural das traficantes e dos usuários.

O estudo aqui apresentado será executado a partir de uma pesquisa bibliográfica como citam Marconi e Lakatos (2009), um estudo em dados secundários, que permitirão a construção de conhecimento acerca do papel feminino no tráfico de entorpecentes. Também, será desenvolvida uma pesquisa do tipo descritiva, que segundo Gil (2002) permite a identificação de aspectos reais, construindo-se um estudo com base em dados primários.

Com relação à análise este estudo será quali-quantitativo, em que as respostas das “Alices” que se encontram privadas da liberdade em Rondonópolis-MT pelo crime de tráfico de entorpecentes, serão tabuladas e os dados apresentados em forma de gráficos e, relação entre os dados primários, secundários e o processo interpretativo da pesquisadora.

TEMA

É a escolha do assunto a ser tratado. Pode ser apenas a apresentação do título ou pode ser construído um parágrafo falando do tema.

EXEMPLO DE TEMA

TRÁFICO DE ENTORPECENTES: A “Alice” no País da Criminalidade.

DELIMITAÇÃO DO TEMA

É a delimitação, isto significa dizer, é a apresentação das especificidades do tema a ser abordado.

EXEMPLO DE DELIMITAÇÃO DO TEMA

A participação das mulheres no tráfico de entorpecentes vem crescendo por diversos motivos os quais serão apresentados, especificamente, em relação as “Alices”, as quais se encontram com a liberdade tolhida em Rondonópolis-MT.

PROBLEMA

Sempre quando começamos um trabalho científico temos uma dúvida, ou seja, um problema. Este deve ser elaborado de forma coerente e precisa ser acompanhado de um ponto de interrogação.

EXEMPLO DE PROBLEMA

Quais os principais motivos que levaram “Alices” ao tráfico de entorpecentes em Rondonópolis-MT?

HIPÓTESE

Em alguns estudos práticos são criadas hipóteses, que constituem possíveis soluções para o problema. A hipótese ou hipóteses são assertivas que após o estudo podem ser confirmadas ou negadas (refutadas).

EXEMPLO DE HIPÓTESE

A assertiva que se aponta como hipótese deste projeto é: a influência dos companheiros é o principal motivo que levou as “Alices” ao tráfico de entorpecentes em Rondonópolis-MT.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

O objetivo geral é o problema transformado em meta. (Deve iniciar com verbo)

EXEMPLO DE OBJETIVO GERAL

Conhecer os principais motivos que levaram as mulheres (“Alices”) ao tráfico de entorpecentes em Rondonópolis-MT.

Objetivos Específicos

São os objetivos que faço para alcançar o objetivo geral, ou seja, ações que depois de realizadas me levam a alcançar o objetivo geral. (Devem iniciar com verbo).

EXEMPLO DE OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Traçar um perfil socioeconômico das “Alices” que se encontram no tráfico de entorpecentes em Rondonópolis-MT;

- Apresentar as perspectivas de ressocialização das “Alices” que cumprem pena por tráfico de entorpecentes quando pela ocasião da volta a liberdade;

- Relatar como as “Alices” concebem o País da Criminalidade após o seu cumprimento da pena de cerceamento de sua liberdade.

JUSTIFICATIVA

É dizer por que o trabalho é relevante para o meio acadêmico e o contexto social.

EXEMPLO DE JUSTIFICATIVA

A justificativa para o desenvolvimento deste estudo e a escolha do tema se alicerça no tripé: importância, oportunidade e viabilidade, no campo acadêmico (relevante ao curso de Direito) e social.

É importante a discussão dos motivos que levam as “Alices” ao tráfico de entorpecentes, pois esta é uma modalidade criminosa que se agiganta em toda a sociedade, fazendo de usuários e familiares, vítimas de um sofrimento que vai além dos prejuízos financeiros, mas entra no rol dos valores morais e familiares esquecidos, devido à força motriz da droga nas pessoas.

A oportunidade em desenvolver este estudo tem como alicerce a instituição UNIC-Universidade de Cuiabá campus Arnaldo Estevan em Rondonópolis-MT, que possibilita aos acadêmicos do curso de Direito trabalhar questões jurídicas que abarcam as consonantes sociais, como é o caso da feminização do crime de tráfico de entorpecentes.

Por fim, a viabilidade em realizar este estudo se justifica devido a disponibilidade de mestres que poderão atuar como orientadores na execução deste trabalho, não existindo um custo financeiro elevado, senão apenas um custo intelectual que se apresenta positivo.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

É a construção, desconstrução e reconstrução da ciência de uma forma geral.

Esta constitui uma importante etapa do projeto, muito embora se exija somente entre duas a três páginas no projeto. Porém, da mesma forma que se faz esta etapa se constrói o artigo científico, constituindo esta a mais longa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (187.8 Kb)   docx (303.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com