TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algumas Formas primitivas de Classificação

Por:   •  14/10/2019  •  Resenha  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

UFPB – CAMPUS IV

CCAE

DCS – COORDENAÇÃO DE ANTROPOLOGIA

NOME: ACSSA PRICILLA GUIMARÃES SOARES         DATA: 17/07/18

DISCIPLINA: ETNOLOGIA INDIGENA

PROFESSOR (A): RUTH HENRIQUE DA SILVA

TEXTO: 01

DURKHEIM, Emile e MAUSS, Marcel. “ Algumas Formas primitivas de Classificação. ” in Mauss, Marcel, 1872 – 1950. Ensaios de sociologia / Marcel maus; tradução (Luiz João Gaio e J. Guinsburg) – São Paulo: Perspectiva, 2005 – (Estudos; 47 / dirigida por J Guinsburg) pp.399 – 455.

Durkheim estuda as relações do homem com o simbólico e as formas classificatórias, sistemáticas e hierarquizadas das relações sociais, seus estudos das representações das sociedades primitivas e suas pesquisas ressalvam as relações simbólicas, e suas formas classificatórias que possuem uma função social onde todas as coisas fazem parte do fato social, para ele, tais formas sociais agem de maneira imperiosa onde a sociedade se impõe ao homem e este não pode recuar. As características totêmicas, por tanto, dão características determinadas ao grupo que pertencem a determinado totem, tal vinculação totêmica cria, por tanto, características que as pessoas possuem.

Durkheim ao estuar as tribos australianas evidenciando os seus sistemas de classificação são considerados por eles como primitivos, explicando assim as estruturas sociais hierarquizadas e divididas, contudo, o autor não faz uma mera descrição da estrutura organizacional de tal sociedade, ele operacionaliza seu conceito de fato social demonstrando a generalidade, exterioridade e coercitividade do fato social.

Ao longo do texto, Durkheim tem a preocupação de desvendar as origens do totemismo australiano e de suas causas, para isso ele realiza estudos antropológicos considerando não apenas as fatrias, mas também as classes que são consideradas subgrupos e estas estão, por conseguinte estariam divididas em tribos. Ao fazer tais observações o autor preocupa-se com desvendar a origem do totemismo australiano e as suas causas, para tal ele toma o cuidado em privilegiar a observação empírica para a comprovação de sua hipótese dentro do ambiento metodológico pertinente. Durkheim acredita que a origem da estrutura social das tribos australianas está na classificação dos grupos em fatrias e classes que ele acreditava serem uma classificação originaria primitiva das tribos que sobreviveram ao longo do tempo e da segregação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com