TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALGUMAS FORMAS PRIMITIVAS DE CLASSIFICAÇÃO. MARCEL MAUSS E ÉMILE DURKHEIM

Por:   •  1/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 3

Thiago Henrique                                            Prof. Delmo de Oliveira

Ciências Sociais                                              Data: 01/05/2020

Resumo texto: Algumas formas primitivas de classificação. Marcel Mauss e Émile Durkheim

          O texto foi retirado do livro: Ensaios de sociologia, os autores Marcel Mauss e Émile Durkheim defendem no texto a ideia de relevância do aspecto social nas formas de classificação. Com estudos de tribos especificamente na América do norte, Austrália e China, os autores citam as formas de classificação primitivas. Baseada nos estudos dos antropólogos de campo, Mauss e Durkheim propuseram as formas de classificar primitivas como classificações estruturas feitas a partir de uma realidade social e de uma experiência naquilo que o indivíduo tem em relação ao meio natural.

        Para reforçar seus argumentos os autores buscam uma concepção que une todas as civilizações estudadas que é o totemismo que significa uma relação entre indivíduos com o animal e vegetal pertencentes ao mundo natural, com isso os autores assemelham no que diz respeito à forma de classificação praticadas entre as tribos norte americanas e as tribos australianas, o totemismo é explicado no texto como uma divisão onde cada tribo tem duas fratrias e cada uma tem diversos clãs e cada clã tem indivíduos do mesmo totem, cada totem tem uma classificação referente ao meio natural, e então a divisão dessas tribos são tribo, fratrias, clãs e totens.

        Para fortalecer seu argumento os autores citam a palavra como um meio forma de classificação feitas por nossas experiências, pois as mesmas não tem nenhum embasamento de alguma ideia para ter aquela nomenclatura, pois são justamente feitas por alguma experiência que um determinado grupo tem sobre aquele objeto.

        Partindo assim para a China extremo oriente, é citado no texto a forma de classificação dos chineses Yin e Yang onde segundos os chineses é a forma de classificação do mundo todo, é um sistema complexo que dita toda as ações da vida de um indivíduo, onde existe uma classificação com o meio natural com cinco elementos: terra, água, bosque, metal e fogo, onde se atribui em diversas coisas como acontecimentos e catástrofes naturais. Isso de atrela muito ao que é estudado nas tribos australianas onde se utiliza do meio natural para se ter uma classificação, outro ponto apresentado são o fato da mitologia está entrelaçada com as formas de classificação onde diversas tribos se atribuem em fatos mitológico para explicar diversas situações e assim combinavam à sua realidade. Os autores comentam que o pensamento mitológico é um princípio de classificação muito relativo ao científico, mas que tem em seus princípios origem religiosa.

        Os autores concluem que as classificações são feitas a partir de experiencias e que não existe uma classificação única pois todas são feitas em base á experiência do indivíduo, Muss e Durkheim comprovam suas conclusões de que as classificações variam de acordo com o momento em que foi feita naquele determinado contexto histórico. Assim como os povos primitivos pensavam a sua cultura como única e certa nos tempos atuais pensam da mesma forma, onde indivíduos imaginam sua percepção de mundo como certa e verdadeira, oque cabe-se muito na teoria de etnocentrismo onde uma determinada cultura é definida como única por um determinado grupo ou por um país. Com isso o texto confirma que não existe nenhuma classificação dita como certa e sim são escolhas arbitrárias feita sem embasamento tecno-científico onde parte de experiências pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com