TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A construção da cidadania dos moradores de rua

Por:   •  25/5/2015  •  Dissertação  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  2.303 Visualizações

Página 1 de 2

A desigualdade e a pobreza ainda reina em redor do mundo, onde dia após dia moradores de rua buscam razões para viver e adquirir seus direitos fundamentais de cidadão.

Essa busca pela construção de cidadania está em extrema frequência, centenas de adultos e crianças dormem nas ruas numa realidade triste e amarga, esquecidos por grande parte da sociedade e pelo poder público. Deve-se saber que a partir dos primeiros segundos de vida temos a “obrigação” de nos estabelecer em nossos direitos e deveres para sermos aceitos de forma agradável no local onde vivemos. Contudo, esse empobrecimento da população e a desestruturação social do país é o que consiste na ausência de importantíssimos direitos sociais, que nos permite educação e trabalho, moradia e segurança, higiene e alimentação, ou melhor, o direito de viver em condições dignas.

A partir disso, a busca de soluções é essencial para sobrevivência dos excluídos, talvez o desenvolvimento de centros comunitários, programas culturais, criação de casas para desamparados, atendimento a essa população, e principalmente, o respeito da humanidade, que muitas vezes é violento pelas forças policiais e pelas pessoas ao redor, melhoria de forma clara a vida dos moradores de rua e a esperança que lhe restam.

Enfim, a incapacidade de gerenciar o país gera essa situação de vulnerabilidade social, mas não é um ponto negativo só da politica, e também de nós, que como cidadãos deveríamos resgatar a dignidade dessas pessoas e principalmente, sua cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com