TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A função social da escola

Projeto de pesquisa: A função social da escola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇAO

Este texto e um texto argumentativo onde o autor da vários argumentos sobre a educação no nosso país. Extraído de um livro e escrito por João Carlos Martins, cujo tema é: Vygotsky e o Papel das Interações Sociais na Sala de Aula: Reconhecer e Desvendar o Mundo. Ele relata a importância do professor no aprendizado da criança, e também o acompanhamento dos pais na educação de seus filhos, como isso pode ser importante no dia a dia de cada uma delas. É importante refletirmos sobre que tipo de trabalho tem desenvolvido em nossas escolas e qual o efeito, que resultados temos alcançado. O texto lido diz claramente sobre o trabalho do pedagogo no espaço educativo ,fala sobre as inovações que o professor pode trazer para a sala de aula, para que a classe possa evoluir com novas ideias de se aprender. O autor da muitas ideias, sobre planos de aulas do dia seguinte ,pra que não se tornem repetitivas ou ate enjoativas .O professor pode ate trazer a tecnologia para dentro da sala de aula, basta ter boas ideias para que a aula saia bem divertida e proveitosa. Assim professores e alunos vão interagir melhor, passando confiança e apoio uns aos outros, reconhecendo e desvendando o mundo.

Desenvolvimento

A função social da escola e oferecer boas condições de estudos para os estudantes, oferecer bons professores, boas estruturas nas escolas e tantas outras coisas. Juntos numa parceria de pais e professores, preparando crianças e jovens para um brilhante futuro. O proposito do professor e fazer do educando uma base solida para que se sinta seguro para o futuro, levando para a sala de aula o que aprendeu ao longo de seus estudos .O que deu a entender sobre o texto que eu li, e que toda criança devera se sentir pessoas livres de manipulações e conduções externas, para que possam se tornar cidadãos que pensam e atuam por si mesmo .O texto relata também sobre as discussões e funções da escola e seu papel dentro da sociedade tornaram caminhos diversos nos últimos anos.

Assim professores e alunos ,adultos e crianças poderá conferir as palavras significados e sentido diferentes para que estimulem nas apropriações da linguagem de sentido particularizados.

Toda escola devera ser um ambiente privilegiado para fornecer suporte necessários como o conhecimento socialmente elaborado , um ambiente onde os alunos poderão se sentir há vontade e seguro para expressar suas ideias.Com criatividade do professor, o aluno ficara mais motivado e estimulados ,podendo usar com ideias e ferramentas sedutoras ,ferramentas de tecnologias, para que a aula não se tornem tão repetitivas e enjoativas também expondo suas ideias e dos alunos também. O ponto de partida desta nossa reflexão encontra-se no grande valor que a teoria Vygotskiana dá ao processo de interação e, em nosso caso específico, como educadores, às intervenções pedagógicas e ao ensino na construção do conhecimento. Aqui é fundamental discutirmos um pouco a noção de Zona de Desenvolvimento Proximal, que fornece subsídios para reforçar o papel de desafiador que o professor deve exercer em seu trabalho com os alunos. _ Ao valorizarmos as interações, não estamos esquecendo que a sala de aula tem papéis que precisam estar bem-definidos, mas também queremos reforçar que estes papéis não estão rigidamente constituídos, ou seja, o professor vai, sim, ensinar o seu aluno, mas este poderá aprender também com os colegas mais experientes ou que tiverem vivências diferenciadas. Ao professor caberá, ao longo do processo, aglutinar todas as questões que apareceram e sistematiza-las de forma a garantir o domínio de novos conhecimentos por todos os seus alunos. Consequentemente, a intervenção das pessoas mais experientes na vida das

crianças, criando-lhes espaços diferenciados de interlocução, parece ser

fundamental para o desenvolvimento e a constituição de seu modo de ser social.

Conclusão

A sala de aula deve ser considerada um lugar privilegiado de sistematização do conhecimento e o professor um articulador na construção do saber. Tendo como base tais pressupostos teóricos, esse texto sistematiza alguns pontos da teoria com a possibilidade de trabalho do professor junto a seus alunos.

Nos últimos tempos as escolas vem inovando e investindo muito quando o assunto e educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com