TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A hora da estrela

Por:   •  21/4/2019  •  Dissertação  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

DIREITO DAS MULHERES

O papel da mulher no núcleo familiar

Ao longo de boa parte da história da humanidade, a mulher desempenhou um papel secundário na família, assumindo as atividades corriqueiras como limpar, passar, cozinhar, etc., sendo posta como figura frágil e, consequentemente, submissa ao homem. Mas a definição de família vem sofrendo muitas transformações. O número de divórcios têm aumentado consideravelmente nos últimos dez anos, mudando sistematicamente o papel da mulher e o modelo de família. Hoje a mulher é independente e encara com maior facilidade os desafios diários como a maternidade, trabalho e vida social.

Hoje as mulheres não ficam restritas ao lar e a família. Elas comandam escolas, empresas e países. Segundo dados do IBGE (2000-2010), famílias chefiadas por mulheres aumentaram de 22,2% para 37,3% do total do país. Isto significa que mudanças no papel da mulher requer diretamente mudanças no papel do homem.

As mulheres já possuem liberdade financeira e emocional. Segundo estudos, 85,1% das mulheres, em caso de divórcio, possuem a guarda integral dos filhos, ou seja, apenas 7,4% possuem guarda compartilhada e, nos casos em que a guarda total fica com o pai, pode ser devido ao fato da opção ser da própria mãe.

Algumas obras literárias relatam o papel da mulher explicitada como frágil, fazendo uma contraposição com a realidade atual. A exemplo, a obra de Clarice Lispector, “A Hora da Estrela”, onde a personagem principal, ‘Macabéia’, vive o papel da mulher inocente e casta, que ao viver o episódio da perda da tia, se vê obrigada a viver independentemente, trabalhando, provendo seu sustento, e se tornando o núcleo de sua própria família.

De acordo com os exemplos e dados citados pode-se dizer que a mulher de hoje tem uma maior autonomia, liberdade de expressão. A mulher do século XXI deixou de ser coadjuvante para assumir um lugar diferente, tanto familiar e socialmente, com novas liberdades, dando voz ativa a seu senso crítico. Adquiriu poder financeiro e de comando, funções antes só realizadas pelo marido. Deixou-se de acreditar numa inferioridade natural da mulher diante da figura masculina nos mais diferentes âmbitos da vida social. Assim, a mulher atual declara como conquista o poder de prover sua família, independentemente de haver ou não a participação do homem no núcleo familiar.

Renata Ferreira de Souza, Mayme, Renato, Matheus Rodrigues Menezes, Marcus Antonio Fleury

Elaine Nicolodi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (31.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com