TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância dos contos no desenvolvimento infantil

Por:   •  13/4/2017  •  Monografia  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 6

A importância dos contos no desenvolvimento infantil

1.INTRODUÇÃO

Este trabalho de tem como objetivo,apontar os benefícios da leitura no desenvolvimento intelectual infantil. A literatura infantil traz consigo o fantástico mundo do sonhos,do imaginário,das possibilidades/impossibilidades presente nos contos de fadas que carrega a importância de construir a formação da personalidade da infantil.Nos contos encontra se conflitos capazes de despertar a moral,o afeto,superação de conflitos e formação do saber,toda essa riqueza e encontrada numa combinação  entre a fantasia e a realidade.

Com o mundo informatizado,e com a tecnologia avançando a passos largos,com imagens e informações instantâneas .Qual será o espaço que reservamos a palavra escrita, e ao livro? Tal tarefa destina-se ao docente na educação infantil,porém o mesmo deve ter inicio no lar,nos primeiros anos de vida,os pais devem ser os pioneiros nessa descoberta. O professor tem a missão de fazer uma seleção previa de conteúdos e métodos que corresponda  ao nível do aluno.Fazendo com que se desperte interesse,simpatia,curiosidade e a vontade de busca pelo livro.

O ambiente escolar a partir da pré escolar é considerada de grande importância na formação e desenvolvimento.Em vista disso novas definições legais sobre Educação Infantil,especialmente dentro da Lei Diretrizes e Bases da Educação Infantil (Lei 9.394/96).Lei essa que regulamenta a educação infantil definindo- a como primeira etapa da educação básica (art.21/I)e que tem por finalidade e desenvolvimento integral da criança ate os seis anos de idade.

Pesquisas realizadas por estudiosos em psicanálise apontam importância que a literatura carrega no aspecto do desenvolvimento infantil.Sua importância no âmbito das organizações educacionais e no âmbito familiar não tem o merecido destaque,pois tal relação esta diretamente associada a uma atividade básica do individuo, a leitura.Para incitar os alunos a leitura é preciso tornar o hábito prazeroso e não uma obrigação,com realizações de tarefas e projetos que estimulem o despertar da leitura.

Em especial o vamos destacar a realidade brasileira ,considerada por seus desequilíbrios, como país de Terceiro Mundo. E é a partir dessa informação que  torna-se cada vez mais urgente uma reflexão sobre a Educação.E a necessidade de caráter emergencial,de maneira que possa construir através da educação alicerces para uma sociedade desenvolvida no aspecto educacional.

2. Leitura X Literatura

A literatura infantil começou a ser uma proposta no final dos anos 70.Desde então discursos e debates vem- se multiplicando em busca de melhores condições de aprendizado da Língua e da Literatura.Porém estudos apontam que os contos começaram a serem reconhecidos no sec.XIX,produzidos pelos irmãos Grimm.

Começa então um trabalho que ganhará horizontes mundiais. A literatura nada mais é que,arte em palavras de histórias coletadas de pessoas comuns,como camponeses.Sendo reinventadas e  enriquecidas em várias versões,caracterizadas pelo lúdico imaginário mundo do “Era uma vez,...” e “Felizes para sempre...” presente nos contos de fadas.Essas historias são provenientes da necessidade humana de dar explicações a fenômenos e elementos da natureza,muitas das vezes aparentemente normais,porém enriquecidos de muita fantasia. Relatos do cotidiano,da vida simples dos camponeses,das atribuições, tribulações e conflitos que eram compartilhados com outros,porém modificados com informações mais sutis para que pudessem ser contadas as crianças.Com isso a mistificação ganha peso em relatos,adicionando poderes sobrenaturais a seres como por exemplo:as mulheres. Adicionando a elas características idealizadoras de perfeição, dotadas de belezas inigualáveis e poderes sobrenaturais.Sabe- se que os contos foram criados a partir historias do cotidiano  do adulto.Qual a importância teria ela na infância e juventude do ser humano? A resposta para essa pergunta,dar-se a no desenvolvimento dessa riquíssima pesquisa.Após uma breve introdução do nascimento da literatura,se faz necessário destacar a importância da contribuição positiva que a mesma proporciona ao individuo em sua formação.

A leitura é o primeiro caminho para a construção do processo de aprendizagem,as palavras são como instrumentos de produção do saber.Para firmar tal pensamento usamos a sabedoria de Souza (1992, pag. 22) que afirma:

Leitura é, basicamente, o ato de perceber e atribuir significados através de uma conjunção de fatores pessoais com o momento e o lugar, com as circunstâncias. Ler é interpretar uma percepção sob as influências de um determinado contexto. Esse processo leva o indivíduo a uma compreensão particular da realidade.

Por meio dessa citação,somos aptos a confirmar que a leitura traz consigo influências capazes de estimular o prazer que o constante contato com o mundo das letras através do livro, nos proporciona. Compreender essa necessidade como algo vital para o crescimento intelectual ,transforma a ideia de um ato obrigatório e cansativo para o que realmente deve ser enxergado, que é o desenvolver de inúmeras habilidades associadas a pratica da leitura,uma delas é o prazer de poder viajar para qualquer ambiente ou situação sem ao menos sair do lugar.

A literatura infantil é capaz de produzir nas crianças o saber para a compreensão e capacita-las para experiências da vida adulta. Assim como Goes( 1990, pag. 16) destaca na sua afirmação:

 “A leitura para a criança não é, como às vezes se ouve, meio de evasão ou apenas compensação. É um modo de representação do real. Através de um "fingimento" .

A partir dessa afirmação ,daremos destaque a outro grande nome que enriquece nossa pesquisa com seus conhecimentos Coelho( 2000, pag. 41)

[...] a literatura infantil vem sendo criada, sempre atenta ao nível do leitor a que se destina [...] e consciente de que uma das mais fecundas fontes para a formação dos imaturos é a imaginação – espaço ideal da literatura. É pelo imaginário que o eu pode conquistar o verdadeiro conhecimento de si mesmo e do mundo em que lhe cumpre viver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (378.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com