TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância dos gêneros textuais no ensino da leitura

Por:   •  19/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.695 Palavras (19 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 19

O ENSINO DA LEITURA E A IMPORTÂNCIA DO USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS

MIRANDA, Joice Antoniele Alcântara de[1]

818946

Prof. Me. LOPES, Luis Fernando[2]

RESUMO

Palavras-chave: Ensino. Leitura. Gêneros Textuais.

1 INTRODUÇÃO

A leitura é um assunto muito discutido nos dias atuais pelo fato de estar sendo intensamente competida com as modernas tecnologias que são para as pessoas muitas vezes mais encantadoras que um bom livro. O seu ensino na sociedade moderna tem sido um procedimento complexo de se conseguir em sala de aula. “O grande desafio lançado aos professores, de estimular e desenvolver o hábito da leitura em seus alunos, sempre envolveu um conjunto de obstáculos que vai além do simples ato de apresentar aos alunos uma lista de livros a serem lidos” (Ulbra, 2009).

Nesse sentido, o presente estudo terá a pretensão de observar os gêneros textuais como instrumentos expressivamente importantes na contribuição do processo de ensino na leitura em turmas do ensino médio, considerando que o uso dos gêneros textuais pode ajudar o educador a melhorar suas aulas de leitura e consequentemente a aprendizagem dos seus alunos.

Bazerman, citado por Hartmann e Santarosa, (2009) assegura que:

Gêneros não são apenas formas. Gêneros são formas de vida, modos de ser. São “frames” para a ação social. São ambientes para a aprendizagem. São lugares onde o sentido é construído. Os gêneros moldam os pensamentos que formamos e as comunicações através das quais interagimos. (Bazerman, citado por Hartmann e Santarosa, 2009, p. 16).

Silva (2011, p. 115) declara que “os gêneros estão em nosso dia a dia, fazem parte de nossa vida, de nossa fala, de nossa comunicação, oral ou escrita etc”. E por essa constante relação com a nossa realidade, os gêneros podem “aproximar o aluno do mundo real á medida que os textos que eles produzem em sala de aula representem esse mundo” (Silva, 2011, p. 144).

Partindo desta compreensão, os objetivos principais dessa pesquisa são, portanto, investigar o papel que os gêneros textuais desempenham no ensino da leitura e a sua importância no contexto escolar, entender como acontece o ensino da leitura, e também analisar os conceitos e os tipos de gêneros textuais segundo o pensamento de alguns autores, além de verificar a importância do uso dos gêneros textuais no ensino da leitura no ensino médio.

Este estudo será realizado através de uma pesquisa bibliográfica em obras, textos, artigos e outros gêneros, visando alcançar os objetivos propostos. Primeiramente, será colocado em questão o ensino da leitura no contexto escolar, priorizando a fase do ensino médio. Num segundo momento, será feita uma analise dos principais conceitos de gêneros textuais e dos diversos tipos de gêneros existentes. O estudo terá sua conclusão com uma compreensão da importância do uso dos gêneros textuais em aulas de leitura, com algumas sugestões que possam tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e proveitoso.

2 A IMPORTÂNCIA DO USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DA LEITURA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO.

2.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.

2.1.1 A LEITURA E SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR.

A leitura como uma atividade permanente da condição humana, surgiu por causa da necessidade que o homem percebeu de, ao longo da história, começar a registrar os acontecimentos de cada época. Então, com o surgimento destes registros, nasce a necessidade de entender o que se escreve, por que se escreve e para que se escreve algo.

Através da leitura o homem percebeu que podia interpretar um conjunto de informações ou um determinado acontecimento. Com o hábito da leitura, entendeu que essa é uma prática extremamente importante para desenvolver o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação. Por isso, a leitura faz parte da formação cultural das pessoas, pois ela estimula a reflexão, proporciona o descobrimento de diferentes hábitos e culturas, amplia o conhecimento e enriquece a linguagem.

Na sociedade hodierna, muitas atividades intelectuais e profissionais estão relacionadas com a língua escrita, por essa razão, é importante saber dominar a leitura, lembrando que ela garante o exercício da cidadania, o acesso aos bens culturais e a inclusão social. 

A leitura como um processo importantíssimo no desenvolvimento do ser humano, precisa fazer parte da educação de um individuo, desde os anos iniciais, pois como afirma Zilberman “a leitura constitui elemento fundamental na estruturação do ensino brasileiro porque forma sua base: está no começo da aprendizagem e conduz às outras etapas do conhecimento.” (Zilberman, 2010, pag. 35).

Zilberman, ao destacar que rejeitar a leitura é rejeitar a escola (pag. 25), mostra que, se o hábito de ler não for tarefa primordial do ensino-aprendizagem em sala de aula, certamente a habilidade compreensiva dos alunos, no momento de ler, será afetada. Sendo assim, para se obter um amplo conhecimento e certa facilidade de interpretação em diferentes textos, é necessário ter a leitura como prática e reconhecer que seu ensino precisa ser realizado diariamente no contexto escolar.

Aprendendo a ler, o ser humano torna-se capaz de familiarizar-se com diversos textos produzidos em diversas esferas sociais, tendo habilidade em desenvolver uma atitude crítica diante daquilo que está escrito ou não, pois o fato de ler não corresponde somente ao entendimento do mundo do texto. A leitura necessita da mobilização do universo de conhecimento do leitor, do entendimento do contexto no qual o texto realmente está inserido.

A leitura é um componente essencial na vida do ser humano, um aprendizado constante que pode enriquecer o seu vocabulário. Ela está presente em todas as esferas da sociedade como a principal forma de aperfeiçoamento da nossa comunicação. Entretanto, percebe-se que o seu ensino em sala de aula, não acontece de uma maneira que atenda as necessidades reais dos alunos, influenciando-os ao prazer de ler. Contudo, o hábito pela leitura deve fazer parte da vida dos alunos desde os seus primeiros anos escolares.

Por não receberem um ensino sistemático, objetivo e eficaz no processo de aprendizagem da leitura, muitos indivíduos chegam ao ensino médio e saem das escolas como analfabetos funcionais que não conseguem ler e interpretar coerentemente aquilo que lhe está proposto. Por isso, é imprescindível que as escolas tenham uma maior preocupação com o nível de aprendizagem leitora dos seus alunos.  Diante disso, Silva (2011) nos orienta:

trabalhar com a leitura, a compreensão e a produção textual deve ter sempre como meta primordial o desenvolvimento no aluno de habilidades que façam com que ele tenha capacidade de usar um número sempre maior de recursos da língua para produzir efeitos de sentido de forma adequada a cada situação específica de interação humana. (Silva, 2011, p. 148).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (207.8 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com