TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A necessidade da gramática no cotidiano das pessoas

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

A gramática assume grande importância na comunicação, sendo fonte facilitadora para a compreensão das palavras. O estudo da gramática está compilado por regras e normas, que possibilitam de modo geral, a compreensão da forma como as palavras estão inseridas em uma frase. Apesar de ser uma disciplina utilizada desde o inicio da vida estudantil, o grau de dificuldade de aprendizado da gramática normativa da língua portuguesa é ainda bastante elevado, o que exige do professor, do aluno, e demais pessoas, atenção e dedicação especial.

Convivemos cotidianamente com as variações linguísticas, com a comunicação informal, e com palavras que não existe na norma culta da língua portuguesa, fatores que muitas vezes dificulta o entendimento da fala. Devemos entender, sobretudo, que a forma como utilizamos à gramática, através da comunicação, da leitura e da escrita, apresenta grande importância para a comunicação e para a interpretação, isso porque um acento, uma vírgula, uma letra, entre outros, colocados de forma errônea, muda o contexto, o que gera desentendimento daquilo que realmente se quer passar.

A necessidade de compreender todas essas regras e normas estão sendo cada vez mais exigidas não apenas na escola, mas também em todos os âmbitos, profissional, social, etc. Conhecer a norma culta da língua portuguesa apresenta como um diferencial no cotidiano, sobretudo, no mercado de trabalho. As regras são essenciais, justamente porque possibilita através dos seus diversos mecanismos, facilidade na compreensão das palavras. Sendo também o principal problema, já que, é o desconhecimento das regras que ocasiona os erros, em seus diversos graus.

Assim sendo, a dominação do conjunto de normas da língua, atrelada a uma formação linguística capacitada, possibilita ao educador, uma metodologia de ensino eficaz para o aluno. Dando-lhes, os primeiros passos para a continuidade do saber, interpretar, compreender e utilizar a gramática corretamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com