TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A proposta para o doutorado

Seminário: A proposta para o doutorado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  Seminário  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 4

________________________________________

Por

Adriano Pasqualotti

A proposta para o doutorado

O interesse deste pré-projeto é desenvolver o doutorado na linha de pesquisa “Ambientes Informatizados de Ensino-Aprendizagem”. O título poderia ser “Diagnóstico institucional: experimentação de ambiente virtual para a melhoria da qualidade de vida”. O termo “diagnóstico” é fundamental, pois pretende-se, por meio de técnicas estatísticas, avaliar a qualidade de vida das pessoas da terceira idade que utilizam um ambiente de ensino-aprendizagem na internet. Para isso, três etapas deverão ser desenvolvidas: a) propor um modelo para o ambiente; b) implementar o ambiente; c) realizar a avaliação de desempenho.

A hipótese é que o ensino-aprendizagem não ocorre, mesmo com professores considerados ótimos ou com metodologias ditas inovadoras, se não se levar em conta a qualidade de vida dos sujeitos envolvidos, no caso pessoas da terceira idade, bem como as interações entre essas pessoas no ambiente, pois isso resulta em troca de valores morais. Acredito que a qualidade de vida e as interações entre os sujeitos envolvidos são fatores importantes que interferem no processo educacional.

Na educação formal (presencial), a qualidade de vida de um aluno pode ser facilmente medida. Para isso, basta o professor ter um referencial teórico, o qual indique o que é uma “boa” ou uma “péssima” qualidade de vida, para que ele possa mensurar o quanto a qualidade de vida desse aluno está afetando o seu desenvolvimento cognitivo. Obviamente, isso não é tão simples quando se trata de ambientes informatizados de ensino-aprendizagem. Como fazer para medir a qualidade de vida em um ambiente na internet? Como mensurar as interações entre os sujeitos, fato importante no processo educacional?

O objetivo da tese é identificar de que forma e com que intensidade um ambiente de Educação à Distância (EAD) pode propiciar uma melhor qualidade de vida para as pessoas da terceira idade. Para isso, propõe-se um ambiente de ensino-aprendizagem na Web. Como problema da pesquisa, busca-se verificar se o ambiente de ensino-aprendizagem proposto para a educação permanente, tendo como mídia a internet, possibilita uma melhor qualidade de vida para as pessoas da terceira idade, se comparado com um grupo que não teve acesso a esse ambiente.

Como mecanismo de verificação da melhoria da qualidade de vida serão utilizados questionários, os quais identificarão os domínios e as facetas representativas da qualidade de vida das pessoas da terceira idade. A análise dos dados da utilização do ambiente poderá indicar quais atitudes pessoais e de condutas facilitadoras no cuidado da saúde física, emocional e ambiental deverão ser desenvolvidas para propiciar uma melhor qualidade de vida para as pessoas da terceira idade.

Problemática

O processo de educação das pessoas da terceira idade (TI), quando jovens, dava-se de uma forma autoritária, disciplinar, seqüencial e direcionada. Esses fatores eram, com certeza, naquela época, estressantes e limitavam as dimensões técnica, interpessoal e ambiental, comprometendo a satisfação de suas necessidades humanas básicas. Contudo, não há uma avaliação criteriosa que permita verificar se os ambientes de ensino-aprendizagem propostos hoje na EAD para a formação continuada do idoso possibilitam uma melhor qualidade de vida. Dessa constatação nasceu o problema que se propõe investigar: Um ambiente de EAD para a educação permanente, tendo como mídia a internet, possibilita uma melhor qualidade de vida para as pessoas da TI?

Justificativa

A preocupação com a qualidade de vida e da educação permanente das pessoas da TI tem levado os centros de extensão das universidades brasileiras a desenvolverem programas voltados especificamente para esse segmento de idade. Contudo, poucos mecanismos são utilizados para verificar a abrangência e a aceitação desses programas, principalmente no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida.

A expressão “qualidade de vida” tem sido empregada com múltiplos significados; na área da saúde, a tendência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com