TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABUSO DE JOVENS E ADOLESCENTES

Por:   •  18/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

ABUSO DE JOVENS E ADOLESCENTES

Como seria bom se todos os jovens e adolescentes vivessem em segurança, paz, possuíssem qualidade de vida, boa estrutura familiar entre outros aspectos que garantissem sua sanidade física e mental. No Brasil, entretanto, ainda não atingiu-se esse ideal, uma vez em que observa-se diariamente alarmantes quantidades de denúncias referente à abusos sexuais sofridos por jovens e adolescentes. Nesse sentido, convém analisarmos as principais consequências desse impasse em nossa sociedade.  

     Segundo o sociólogo Durkheim, fatos sociais patológicos são costumes sociais que atrapalham à sociedade, sobre como, podemos observar o lastimável índice de abuso de jovens e adolescentes. Constantemente o abuso sexual parte do próprio familiar ou de quem deveria oferecer proteção aos jovens. Devido ao vinculo afetivo, o assédio pode durar até anos em sigilo, visto que a vitima teme, muitas vezes por sofrerem ameaças, relatar o crime. Segundo o Ministério da Saúde, entre as vitimas de abuso a alarmante parcela de 10 a 20% não notificam autoridades competentes.

     Nesse sentido, as consequências podem ser imensuráveis, acarretando em um jovem traumatizado, com possibilidades de transtornos psicológicos, dependências químicas, entre outros problemas que o trará dificuldades na interação com a sociedade. Segundo a revista Veja São Paulo, um dos fatores de risco para o suicídio está relacionado ao abuso sexual. Tornando essa terrível situação extremamente preocupante e com a urgente necessidade de ser atenuada.    

     Para que o fato patológico segundo Durkheim seja melhorado, as escolas, portanto, devem debater e orientar seus jovens e adolescentes, por meio de palestras educacionais e de incentivo, disponibilizar profissionais capacitados para que as vítimas relatem seus medos e sofrimentos, no intuito de se aumentar o número de denúncias e consequentemente a diminuição desse tipo de crime.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (30.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com