TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO

Artigos Científicos: ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 5

5 – As Análises da Liquidez e do Endividamento da Empresa

A parte mais importante da Análise das Demonstrações Financeiras se refere ao cálculo dos “Quocientes” ou “Índices” relacionados, principalmente, ao Balanço Patrimonial e à Demonstração do Resultado do Exercício. Esta análise é fundamental para que o analista possa acompanhar a performance da empresa no passado, no presente e no futuro. (IUDÍCIBUS, 2009, 92 – 93).

A partir deste momento, os principais Quocientes ou índices serão apresentados, como veremos a seguir:

5.1 – A Análise da Liquidez

A Análise da Liquidez evidencia a Liquidez e a Rentabilidade da empresa, através do cálculo e da avaliação dos “Quocientes” ou dos “Índices de Liquidez”. (IUDÍCIBUS, 2009, 93).

A seguir, serão apresentados os Índices de Liquidez mais relevantes : (IUDÍCIBUS, 2009, 93 – 97)

5.1.1 – “Índice de Liquidez Imediata”

“ILI = Disponibilidades “

Passivo Circulante

O Índice de Liquidez Imediata apresenta a capacidade de pagamento da empresa das suas Obrigações e Dívidas de curto prazo, isto é, até 365 dias.

A empresa espera que este índice tenha o menor valor possível, evidenciando a existência de recursos suficientes em caixa para pagar as sua Obrigações imediatas e de curto prazo.

Além disso, a empresa não deve deixar dinheiro “ocioso” em caixa, principalmente, em períodos inflacionários. Então, a empresa deve ter um “Orçamento de Caixa” eficiente para pagar suas Obrigações imediatas e de curto prazo, a fim de evitar a perda monetária provocada pela Inflação. (IUDÍCIBUS, 2009, 93 – 94).

Segundo MARION (MARION, 2009, 80 - 81), as Disponibilidades são formadas por Caixa, Bancos e Aplicações Financeiras de Curtíssimo Prazo.

5.1.2 – “Índice de Liquidez Corrente”

“ILC = Ativo Circulante “

Passivo Circulante

O Índice de Liquidez Corrente é muito importante para a Análise da Liquidez da empresa.

O Índice de Liquidez Corrente apresenta a capacidade de pagamento da empresa das suas Obrigações e Dívidas, no curto prazo, isto é, até 365 dias. Na realidade, este índice evidencia se a empresa possui Bens e Direitos, presentes no Ativo Circulante, suficientes para o pagamento das suas Obrigações perante Terceiros, apresentadas no Passivo Circulante, no curto prazo, isto é, até 365 dias.

Além disso, nesse período de até 365 dias, a empresa deve observar os diversos prazos de vencimento das Contas a Receber e a Pagar, o “Critério de Avaliação dos Estoques”, o tipo de estoque, os prazos de Vendas dos Estoques, o não recebimento de Valores a Receber de Clientes e a influência do Cenário Econômico do País nas suas atividades operacionais. (IUDÍCIBUS, 2009, 94 – 96) (MARION, 2009, 73 - 77) (MATARAZZO, 2010, 102 – 107).

5.1.3 – “Índice de Liquidez Seco”

“ILS = Ativo Circulante – Estoques”

Passivo Circulante

O Índice de Liquidez Seco é utilizado pelas Instituições Financeiras que emprestam recursos às empresas, pois precisam minimizar a incerteza do não recebimento dos empréstimos e dos financiamentos.

O Índice de Liquidez Seco apresenta a capacidade de pagamento da empresa, sem considerar os Estoques, de suas Obrigações e Dívidas no curto prazo, isto é, em até 365 dias. Este índice evidencia se a empresa possui Bens e Direitos, desconsiderando os Estoques, presentes no Ativo Circulante, suficientes para o pagamento das suas Obrigações perante Terceiros, apresentadas no Passivo Circulante, no curto prazo, isto é, até 365 dias.

Nesse período de 365 dias, a empresa deve observar os diversos prazos de vencimento das Contas a Receber e a Pagar, o não recebimento de Valores a Receber de Clientes e a influência do Cenário Econômico do País nas suas atividades operacionais. (IUDÍCIBUS, 2009, 96) (MARION, 2009, 78 -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com