TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE MULTIMODAL

Resenha: ANÁLISE MULTIMODAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  Resenha  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

INSTITUTO UFC VIRTUAL

CURSO DE LETRAS – POLO UBAJARA

DISCIPLINA: GÊNEROS TEXTUAIS

TUTORA: SAYONARA MELO COSTA

ALUNO: RUANA KAYREN GUALBERTO ARAGÃO

ANÁLISE MULTIMODAL

Ubajara – CE

2013

Revista Língua Portuguesa, setembro de 2010, página 01, ano 05, nº 59, leitores em gerais, capa.

A página traz no topo, em uma targeta vermelha, temas de reportagens que serão abordados na revista, cada um em cores diferentes. Logo abaixo, temos a logo marca, bem em baixo com letras menores contém informações da revista (ano, nº, data, site, editora). Em seguida, no centro da revista com letra em negrito e fonte maior temos o tema principal abordado pela revista, os “micos” da linguagem, onde se relaciona com a figura ao lado de um macaco com um olhar assustador e um sorrindo sarcástico chamando a atenção do leitor. Depois vimos novamente conteúdos que são expostos na revista, letras azuis e pequenas. Posteriormente, abaixo temos quatro colunas, a primeira coluna com nome em negrito, verticalmente e as outras três colunas vimos temas na cor azul que interagem com as figuras, expostas acima. Por fim, no rodapé em uma targeta vermelha temos a seguinte frase “as palavras antigas preservadas nos hinos de futebol” as duas últimas palavras estão de outra cor que chama atenção e para obter mais ênfase, do lado tem uma gravura de um jogador de futebol juntando a bola, orgulhoso.

Analisando a página na função composicional concluímos que a revista apresenta elementos visuais as quais dialogam com os textos escritos e ajudam na interpretação final da mensagem transmitida, de forma dinâmica e cômica em algumas situações. No topo da página temos as informações da revista como editora, logo marca. No centro da página aparece o conteúdo principal como destaque, usando a imagem para enfatizar aquilo que foi exposto no contexto e também outros temas que será abordado pelo mesmo. No final da página é abordado outro conteúdo. Percebemos também uma organização nas cores das letras que combinam.

No requisito saliência podemos destacar reportagem principal, Os “micos” da linguagem, ao lado tem um macaco que se inter-relaciona com a palavra que foi enfatizada com aspas na frase. O editor utiliza letras maiores e em negrito para despertar interesse aos leitores a comprar a revista. Em suma, a revista se mostra bastante atrativa por possuir jogo de cores, figuras chamativas, diferentes tamanhos de letras e fontes. Torna-se bastante dinâmica e bem atrativa para o público alvo.

A moldura da página é dividida em três partes como já foi citado posteriormente dando uma harmonia a página e destacando o conteúdo principal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com