TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP II LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Por:   •  14/2/2016  •  Dissertação  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 2

Após estudos podemos observar que no decorrer da historia, os surdos passaram por momentos de exclusão e privações, eram vistos como sujeitos incapazes de se desenvolver intelectualmente e linguisticamente.Com o passar dos tempos os surdos começaram a ocupar um lugar diferente na sociedade, surgiram às primeiras escolas de surdos com diferentes metodologias, algumas consistiam apenas na linguagem oral.

O oralismo foi defendido durante muito tempo, sendo decretada a proibição do uso da língua de sinais, os surdos deveriam aprender somente a língua oral, pois viam a língua sinais como impropria e inferior, porém, os resultados obtidos foram um fracasso,percebendo, assim, a importância da língua de sinais para o desenvolvimento das pessoas com surdez.

Diante do fato podemos afirmar que a língua de sinais é a melhor forma de comunicação para surdos,é a sua língua materna, existente na cultura surda. A oralização ainda acontece por imposição das famílias, para os surdos é uma forma de se sentirem incluídos no mundo, mas não é a melhor escolha, a oralização torna-se cansativa, pois, é preciso muito esforço para pronunciar as palavras.

As primeiras escolas que surgiram para surdos eram especiais, no decorrer dos tempos o homem percebeu que é preciso incluir, como observamos no vídeo essa ainda é uma questão delicada, ele traz duas vertentes: uma história positiva de uma aluna surda onde à professora se mostrou interessada pelo processo, com uma interprete de libras, os alunos motivados a aprender a língua de sinais e com a presença dos pais na escola; em seguida mostra outros relatos, onde há desinteresse, trazendo consequências no aprendizado do aluno surdo.

Diante do vídeo exposto onde se vê sucesso na aprendizagem da aluna surda em uma escola regular, fica claro que é possível fazer a diferença, e afirmar que atualmente a educação mais adequada para os surdos deve acontecer na escola regular, não só pela aprendizagem como também é um momento de socialização, interação entre os demais alunos, facilitando, assim, o convívio na sociedade.

O aluno surdo tem a mesma capacidade de aprendizagem que o aluno ouvinte, porém, ele possui uma língua própria que é a sua primeira língua. Se faz necessário algumas mudanças na instituição escolar, além do interprete de Libras que serve como canal de comunicação entre professor/aluno e aluno/aluno, o mais importante é que aconteça uma adaptação no currículo escolar, pois o currículo atual foi feito para ouvintes é preciso repensar como atingir os objetivos com os alunos surdos, já que a escola é que deve se adaptar ao aluno e não o contrário, o aluno se adaptar a escola, isso é coisa do passado.

Referencias Bibliográficas

https://www.portaleducacao.com.br/fonoaudiologia/artigos/31756/oralismo-o-que-e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (42.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com