TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTICULAÇÃO TEXTUAL: COESÃO E COERÊNCIA

Artigo: ARTICULAÇÃO TEXTUAL: COESÃO E COERÊNCIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  4.125 Visualizações

Na construção de um texto, assim como na fala, usamos mecanismos para garantir ao interlocutor a compreensão do que é dito, ou lido.

Esses mecanismos linguísticos que estabelecem a conectividade e retomada do que foi escrito ou dito, são os referentes textuais e buscam garantir a coesão textual para que haja coerência, não só entre os elementos que compõem a oração, como também entre a sequência de orações dentro do texto.

Essa coesão também pode muitas vezes se dar de modo implícito, baseado em conhecimentos anteriores que os participantes do processo têm com o tema. Por exemplo, o uso de uma determinada sigla, que para o público a quem se dirige deveria ser de conhecimento geral, evita que se lance mão de repetições inúteis.

As placas a seguir apresentam problemas de coesão, ou seja, a ligação, conexão entre as partes do enunciado não foram feitas de maneira adequada; e também problemas de coerência, ou seja, o sentido das mensagens não foi contruído adequadamente ou se apresenta de forma contraditória.

Observe atentamente cada uma das placas e explique o que há de errado com cada uma delas, e como elas deveriam ter sido escritas para que o leitor pudesse entendê-las sem equívocos ou confusões.

PLACA 1

PLACA 2

PLACA 3

PLACA 4

PLACA 5

PLACA 6

PLACA 7

PLACA 8

PLACA 9

PLACA 10

PLACA 11

PLACA 12

PLACA 13

PLACA 14

PLACA 15

PLACA 16

PLACA 17

PLACA 19

PLACA 19

FONTEShttp://blogdadonarita.blogspot.com.br/2013/03/placas-engracadas-exercicio-de-coesao-e.html

http://www.mundovestibular.com.br/articles/2586/1/COESAO-E-COERENCIA-TEXTUAL/Paacutegina1.html

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com