TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DISCUSSOES E ORIENTACOES GERAIS PARA A PRODUCAO DE RESUMOS

Por:   •  13/10/2020  •  Artigo  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 6

 RESUMO

Resumir um texto significa criar um novo texto mais curto, utilizando as informações mais importantes do texto original. É claro que esse processo envolve uma intervenção direta do leitor no texto de partida, principalmente se considerarmos que “as informações mais importantes” podem variar dependendo do objetivo da realização da tarefa de resumir.

Na atividade de resumir, o autor (= o que resume) deve-se colocar em segundo plano, esforçando-se para ser objetivo, no intuito de criar uma síntese coerente e compreensível, o mais próximo possível da intenção comunicativa do autor do texto original. Isso é, com certeza, mais desejável se se trata de um resumo de texto científico.

Resumir um artigo científico consiste em destacar e apresentar um enfoque geral de um estudo completo que é publicado e analisado em uma fonte acadêmica (revista científica, anais de eventos científicos/acadêmica, livros acadêmicos). Um artigo científico resumido fornece a potenciais leitores um breve comentário descritivo, dando-lhes uma ideia a respeito do foco do artigo. Escrever e resumir  esse gênero de texto – o artigo científico – é uma tarefa comum para estudantes universitários.

O resumo aparece em diferentes situações de comunicação, tendo como finalidade apresentar objetos de comunicação e de informação de maneira selecionada e condensada. Para a produção de um resumo, é necessário pôr em andamento processos mentais específicos, como a redução da informação ao que se possa chamar de essencial, ou seja, aquilo que não pode ser apagado sob pena de se desfazer um contrato comunicacional. É imprescindível também a leitura insistente e atenta do original para que o dizer resumitivo não se afaste do dizer original. (VEIGA-SIMÃO, FRISON, MACHADO, 2015, p. 38)

Algumas dicas para auxiliar nessa tarefa de resumir:

1.AS ETAPAS DE LEITURA  DO ARTIGO:

1.1 Ler o resumo/abstract do artigo

O resumo/abstract consiste num pequeno parágrafo escrito pelo autor do artigo, possuindo de 100 a 250 palavras. Fornece ao leitor uma ideia rápida sobre o que será tratado, os pontos mais importantes do estudo, objetivos, referenciais teóricos, métodos, resultados.

Dessa forma, a leitura atenta do resumo lhe possibilitará ter essa visão ampla sobre o texto que será resumido.

1.2 Ler o artigo todo, sem interrupções para:

Certificar-se de que você conhece especificamente  o que (o objeto de estudo) os autores  discutiram/analisaram, o porquê da importância da pesquisa, o contexto onde o estudo se realizou. Durante essa primeira leitura você pode ir assinalando as ideias (não as palavras) que julgar mais relevantes.

1.3 Fazer uma segunda leitura para:

Buscar a ideia principal, os detalhes importantes, as palavras-chave, os termos técnicos, as definições, as classificações. Você pode ir sublinhando com cores diferentes de modo a categorizar esses pontos.

Uma dica é você ler o tópico todo para depois voltar e fazer os destaques que julgar necessários. Por exemplo, ao ler a introdução, termine toda essa parte, depois volte para uma segunda leitura quando irá sublinhar o que julgar importante.

Nesse momento você pode, também, fazer observações/anotações próximas às áreas sublinhadas, indicando a importância da informação destacada, se pode ser relacionada a algum outro texto/autor que você tenha lido, se ficou algum ponto que você não compreendeu ou ainda, que gostaria que fosse ampliado.

Dessa forma, você irá lendo parte por parte do artigo.

1.4 Fazer uma terceira leitura para:

Ter uma visão ampla de tudo o que você destacou e se certificar de que realmente essas partes devem ser destacadas e/ou se há outras que não foram destacadas e que, agora, você as vê como muito importantes.

2.AS ETAPAS DE ESCRITA  DO RESUMO:

2.1 Inicie seu resumo pela referência bibliográfica do artigo, que, além de identifica-lo ainda possibilita o seu uso nas referências bibliográficas de seus trabalhos futuramente (TCC, projetos de pesquisa, artigos científicos, resenhas etc).

2.2  Não é produtivo resumir à medida que se lê. Geralmente, o resumo tende a ficar muito extenso, com muitas informações supérfluas.

2.3 Não faça cópias de frases, parágrafos inteiros do texto. Escreva, com suas próprias palavras, os pontos destacados. Utilizar a “paráfrase  resumitiva - um texto mais breve, informacionalmente fiel e formalmente diferente do texto-origem”. (LE ROUX,1989, p. 9), é uma ótima estratégia. Mas, caso haja alguma parte que você julgue ser necessário copiar, coloque sempre entre aspas, indicando a  página.

2.4 Lance mão também dos processos de APAGAMENTO, GENERALIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO.

2.5 Procure usar frases curtas e diretas.

2.6  Você pode dividir o seu resumo nas mesmas categorias/seções apresentadas no artigo científico. Geralmente, os artigos se constituem de: Resumo/abstract; Introdução; Fundamentação teórica; Metodologia; Discussão dos resultados; Considerações finais; Referências. Lembrando que o Resumo/Abstract do artigo não será resumido por você, visto que ele próprio já é um resumo do conteúdo que será tratado ao longo do artigo.

2.7  Após terminada a etapa de escrever o resumo de cada categoria/seção, faça a leitura do seu próprio texto. E, além de ter sido o escritor desse resumo, seja também o seu leitor crítico. Nesse momento, coloque-se no lugar dos prováveis leitores de seu resumo. Pense em quando você for fazer uma pesquisa para o seu trabalho e for ler alguns resumos escritos por outras pessoas. O que você gostaria de ler no resumo? Que informação você busca/buscará durante essas leituras? Você gostaria de ser um leitor desse resumo que você acabou de produzir? Ele ajudaria você em seus estudos? Se as respostas forem sim, ótimo. Vá em frente. Se forem não, procure retornar ao texto original para verificar, em cada seção, o que não foi abordado por você e/ou o que você mencionou que, na verdade, não  necessita constar no resumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (205.9 Kb)   docx (49.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com