TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ORIGENS DA LINGUAGEM

Por:   •  9/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

AS ORIGENS DA LINGUAGEM

        Com base no documentário visto, o vídeo relata das origens da linguagem, fala-se na “origem das linguagens” quando se deseja falar na origem antiga e atual das línguas. Na tentativa de uma aproximação do real significado de : qual a origem da linguagem, quais os fatores que favorecem a origem dessa forma de comunicação, no entanto surgem algumas discussões  sobre essa questão, no qual se discute a questão se o homem já nasceu com essa capacidade de fala, ou se essa capacidade poderia ser desenvolvida ao decorrer do tempo, ou no processo de integração do homem na sociedade.

        O vídeo começa retratando sobre os primeiros humanoides que teriam surgidos a 2 milhões de anos atrás, forçados por várias restrições que saíram do continente americano e assim foram se espalhando pelos quatro cantos do mundo.

       Dessa forma surge na África à cerca de 100.000 anos atrás o “Home-sapiens” os primeiros humanoides com o dom da fala, acreditava-se que a fala houvesse surgido apenas com o homo sapiens, isso teria acontecido por meio de um processo de evolução.

Pesquisadores de algumas disciplinas hoje em dia constestam essa ideia aceita, dessa maneira, surge a curiosidade de investigar o homem de Neadertal, que nasceu na Europa a uns 300 mil anos atrás, como a linguagem não deixa registros fósseis, os cientistas começaram a ficar atentos a todas as pistas que o homem de neandertal deixava, baseava em atividades que eles faziam como caça, estratégias. Etc, acreditava-se que o homem de Neandertal como precisavam de  alimento, criavam grupos para obter os seus próprios sustentos, dessa forma eles necessitavam de algum meio de comunicação, sendo eles gestos, gesticulações, e assim obterem uma comunicação pra conseguirem seu alimentos. A vista disso saberiam se o homem de Neandertal falava ou não, desse modo, pesquisas relacionadas ao Crânio confirmou que o homem de Neandertal não poderia falar, pois a sua cabeça estava na horizontal assim como os chipanzés.

O filme também relata a questão dos gestos, segundo a observação de um psicólogo, ele afirma que o sistema gestual desempenha um papel muito importante no longo processo que leva a linguagem, pois seria através da gesticulação que teria surgido os primeiros processos de comunicação,assim sendo  gesto passou a ser acompanhado, e pouco a pouco se tornando “palavras”, porém, o surgimento da fala só ocorre por meio do estudo da linguagem, mesmo assim, muito antes já poderia haver uma história humana apenas com a comunicação gestual. Entretanto, só falar de comunicação gestual não explicam a complicação da nossa língua, porque como de conhecimento sabemos que muitos animais de várias espécies também gesticulam, no entanto não possuem uma linguagem humana, uma capacidade da fala.

Por fim, com base em algumas pesquisas realizadas ao longo do filme, nota-se que a linguagem surgiu devido a junção de várias razões, levando assim o homem a compreender todos a sua volta, isso nos leva a indagar sobre essa origem e entender sobre essa comunicação na caracterização do ser humano. Não basta apenas buscarmos essa linguagem como uma origem do nosso passado, mas procurar entende-la, como uma essência pros nossos dias de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com