TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE COLABORATIVA LIBRAS

Por:   •  11/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 4

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

INTRODUÇÃO

O ensino de LIBRAS nas escolas é ferramenta fundamental na vida dos alunos com surdez e na integração do aluno com a escola. Para isso foi criado o Atendimento Educacional Especializado, para que haja o aprendizado de LIBRAS, o ensino em LIBRAS, e com objetivos de ensinar a Língua Portuguesa, por meio da LIBRAS.

DESENVOLVIMENTO

A inclusão de alunos com deficiência é uma ação política, cultural, social e pedagógica, defendendo os direitos de qualquer aluno poder participar em conjunto da construção do saber.

É de extrema necessidade que os sistemas de ensino confrontem as práticas discriminatórias dentro da escola, criando alternativas para superá-las. Com o surgimento do Atendimento Educacional Especializado as necessidades dos alunos é atendida, com a integração deles à informação de maneira que eles a compreendam.

Gesser, em seu livro “LIBRAS? Que Língua é essa?” defende que a LIBRAS desde a década de 1960 possui o status linguístico e mesmo assim nos dias de hoje ainda é necessário reafirmar essa realidade. Tomar essa realidade de que é uma linguagem desvia o pensamento errôneo da deficiência e aproxima a realidade da surdez de uma diferença linguística e cultural.

A língua de sinais não é universal, como alguns acreditam. Isso é uma conexão de quem acredita que é apenas um código utilizado. Novamente afirmando, é uma linguagem. Cada país possui sua própria língua de sinais, baseados em suas realidades: nos Estados Unidos, os surdos ‘falam’ a Língua de Sinais Americana, na França, a Língua Francesa de Sinais, e aí por diante. Cada uma dessas linguagens possui sua especificação para cada sinal. Possui gramática, níveis fonológicos e morfológicos. A expressão facial, a configuração de mão, o ponto de articulação ou locação e o movimento, são fundamentais para a compreensão da língua. É possível apresentar ideias, emoções e sensações na língua de sinais.

Em Taubaté, existem cursos de LIBRAS ministrados por professores com surdez. Alguns alunos de Letras – 1º e 2º Semestre da Unidade 1 fazem esse curso em horário diverso das aulas. O preço é acessível e os horários também. Em São José dos Campos, existe uma Pastoral dos Surdos, disponibilizando o curso de LIBRAS de maneira gratuita. Porém não há no Vale do Paraíba algum curso disponibilizado gratuitamente pelo Governo.

A formação de docentes para o ensino de LIBRAS nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e superior é realizada nos cursos de graduação superior de licenciatura plena em LIBRAS e Português. Esses cursos são de prioridade para pessoas com surdez. Para o ensino infantil e os anos iniciais do ensino fundamental o ensino da LIBRAS deve partir do profissional formado em curso de Pedagogia ou Normal Superior.

As instituições de ensino devem dispor para o aluno com surdez o AEE com o ensino e uso da LIBRAS, ensinando as disciplinas através da LIBRAS e o educando para a oralização e o uso da Língua Portuguesa como segunda língua.

Na AEE, o Tradutor Intérprete da Língua de Sinais trabalha junto com o professor com o planejamento das aulas para os alunos surdos. O professor possui a tarefa de ensinar o aluno e o TILS a tarefa de auxiliar o aluno com surdez a compreender o ensino passado. O TILS deve explicar ao professor e auxiliar com metodologias para que seu aluno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com